O agro fala. Você entende!

Uso e vantagens de medicamentos manipulados para os pets

A manipulação de medicamentos consiste na fabricação, de forma individualizada, de um medicamento conforme a prescrição médica, em farmácias com estruturas especializadas e autorizadas para essa função, uma vez que se trata do manuseio e combinação de diversas substâncias farmacotécnicas diferentes.

Embora seja uma prática comum para medicamentos humanos, é possível a manipulação de medicamentos para linha veterinária, em especial os pets.

Quando utilizados medicamentos da indústria humana para os animais, a quantidade exata a ser ministrada no tratamento é dificultosa, tanto pelo volume a ser adquirido ou pela dosagem necessária a ser aplicada. Assim o medicamento manipulado é uma opção eficiente e eficaz, uma vez que a dose é projetada de maneira individualizada ao animal, além da palatabilidade do medicamento, facilitando assim a aceitação.

É muito importante que o médico-veterinário e o proprietário do animal estejam muito bem informados e utilizem de farmácias habilitadas para que o processo de manipulação de medicamentos veterinários respeitem as exigências e princípios ativos para melhor absorção e tratamento do animal. Cada animal é único e toda orientação técnica e profissional deverá ser seguida.

As vantagens para administração dos medicamentos manipulados são amplas. É possível, por exemplo, ter uma grande variedade de sabores e formas, como petiscos (biscoitos) ou líquidos com sabores de carne, frango, bacon ou frutas, de acordo com a preferência do animal. Além dos medicamentos internos é possível desenvolver medicamentos para uso externo, como pomadas, cremes, shampoos e gel transdermico, sendo uma opção de tratamento para os animais de difícil administração de medicação, pois é um gel medicamentoso de fácil absorção da pele, tendo eficácia no tratamento.

Biscoito medicamentoso

Além dessas vantagens, podemos destacar:
– Maior aceitação e garantia do consumo (ingestão) do medicamento por parte do animal;
– Consumo e absorção integral do medicamento;
– Doses precisas sem erros no fracionamento de medicamentos;
– Princípios ativos específicos para o tratamento;
– Melhor custo beneficio, pois é manipulado na dosagem exata, evitando disperdícios. 

VEJA TAMBÉM