fbpx

Rochagem: como essa técnica beneficia sua lavoura

Dentre as alternativas complementares às adubações convencionais (químicas e sintéticas) para a lavoura, a rochagem possui grande capacidade de melhorar a qualidade física e química do solo, podendo substituir parte dos fertilizantes aplicados.

A aplicação de pó de rocha é vantajosa em diversos aspectos, dentre eles a redução de custos de produção, uma vez que cerca de 80% dos adubos são importados e cotados em dólar, assim, a rochagem pode ser uma boa alternativa técnica e administrativa.

O QUE É ROCHAGEM?

Conhecida também como remineralização, a rochagem utiliza as rochas em suas formas naturais, em granulometrias únicas ou mescladas.

O pó de rocha é um insumo estratégico aplicado para repor e reciclar elementos extraídos do solo pelos processos de erosão e colheitas.

Os remineralizadores estão regulados no Brasil desde março de 2016, incluídos entre as catego­rias de insumos agrícolas, pela IN 5 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

São considerados parâmetros como:

  • Percentuais mínimos da soma de bases (óxidos de cálcio, de magnésio e de potássio);
  • Percentuais máximos de elementos potencialmente tóxicos e de sílica livre e
  • Indicação do pH, de abrasão e granulometria.
BENEFÍCIOS PARA O SOLO

A principal atuação da rochagem consiste no condicionamento do solo, promovendo melhorias físico-químicas e atividades biológicas do solo.

Apesar do questionamento sobre a solubilidade do pó de rocha, a sua contribuição na produtividade está na disponibilidade e interação química entre a acidez da chuva, a biomassa vegetal, raízes e atividade microbiana existente no solo.

Estudos sugerem inclusive o acúmulo de carbono no solo pelo uso de pó de rocha. Além disso, a aplicação de minerais em forma de pó contribui para o estímulo da planta e aumento das raízes.

Geólogo da Embrapa, Martins destacou a geração de minerais 2:1 (argilas como vermiculita e esmectita) no solo e maior eficiência na liberação de nutrientes para as plantas, lembrando que a eficiência se dá em conjunto com as atividades microbiológicas, onde os microorganismos interagem com o mineral.

Neste sentido, a PEDREIRA ITAIPU está desenvolvendo exclusivo para o uso agrícola.

Solicite um orçamento com quem é referência de qualidade. Faça um orçamento e leve em consideração o custo-benefício, pois um bom investimento no presente pode garantir uma economia a longo prazo.

A PEDREIRA ITAIPU está sempre à disposição dos clientes. Do concreto aos agregados, tudo o que você precisar, nós providenciamos.

Ligue e garanta um produto de qualidade, atendemos em toda Campo Mourão e Região.
Telefone: 44-3525-1070