fbpx

Produção de banana é bom negócio para pequenos e médios produtores

A FOCO RURAL realizou uma reunião na câmara de Vereadores de Farol a convite dos Vereadores Jaime Chamberlain e Ivan Tavares. Ele convidou os agricultores e o diretor técnico da FOCO RURAL, que junto de outros técnicos da empresa  realizaram uma apresentação de toda a cadeia produtiva da cultura da Banana, de forma bastante didática e prática foram abordados o  Sistema de Produção, Gestão da Propriedade e Comercialização. O diretor técnico da Foco Rural, Carlos Marek falou que: “Nossa intenção é apresentar toda a cadeia produtiva da fruta, com suas vantagens, especificidades e desafios”.

O Presidente da Fundação São José, Samoel Kozelinski, falou que: “Temos um olhar especial para o Município de Farol, porque entendemos que vocês possuem a vocação e um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais  que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem”.

A Banana tem se tornado uma opção promissora para produtores que desejam diversificar os cultivares, bem como para aqueles que desejam ingressar no ramo do agronegócio. Seu fruto é um dos mais produzidos e que apresenta maior índice de comercialização.

O Comerciante e produtor rural Wilson Oliveira Cardoso disse ao receber as mudas de banana que: “Estou bastante animado, porque percebi que é possível produzir e vender. Com a orientação técnica e acompanhamento da Foco Rural, acredito que a plantação da banana dará um grande retorno para a minha propriedade”.

Mesmo sendo um produto muito aceito, essa é a segunda fruta mais consumida pelas famílias brasileiras de todas as classes sociais, constituindo importante fonte alimentar.

Vale ressaltar que, como qualquer outra cultura agrícola, para que o produtor obtenha produções elevadas, que venham compensar os investimentos e, também, gerar lucros, o cultivo da banana precisa ser realizado de forma adequada. Nesse contexto, devem ser considerados aspectos que vão desde a escolha do local, a variedade que  mais se adapta à região de implantação do bananal e à densidade de plantio.

O Senhor João Saraiva dos Santos, agricultor em Farol não é um produtor comum, ele é consciente do compromisso que todo agricultor  tem em valorizar a busca por conhecimento. “O produtor não pode pensar só em querer plantar banana. A terra bem conservada é que faz a diferença. Adubação é essencial, pois com solo bom qualquer um produz. Primeiro temos que pensar na terra, depois em boas mudas e cuidar para não surgir doenças e pragas. Seguir todas as recomendações técnicas e aguardar a produção. Esse é o sonho”, falou seu João ao receber as mudas.

Portanto, para o produtor que deseja se tornar um empreendedor no mundo do agronegócio, é muito importante saber que, atualmente o mercado esta cada vez mais competitivo. Por isso, é essencial a busca por conhecimentos aprofundados a respeito da atividade.

Depois da cultura implantada no campo, sua condução deverá ser feita por meio da adoção de um manejo adequado, de forma a atender as exigências por água, luz, nutrientes  e o controle de pragas e doenças. Outro aspecto importante que o produtor precisa conhecer refere-se aos cuidados que deverão ser adotados nas fases de colheita e pós-colheita das frutas, que, uma vez tomados, evitarão perdas consideráveis.

Fonte: Assessoria