fbpx

Novo ciclone deve trazer temporais para o Sul do país

Julho já começa complicado para os produtores rurais do Sul do país, não bastasse todos os problemas vividos com os temporais no mês passado, a passagem de um novo ciclone extratropical trará novos transtornos para a região. Enquanto isso, o Centro-Oeste e o Sudeste só devem ter algumas instabilidades no sul dos estados. o Nordeste segue com tempo firme.

A semana chuvosa no Sul do país. Os três estados devem registrar instabilidades nesta segunda-feira, com destaque para os grandes acumulados previstos para acontecer entre o sul do Paraná e o norte e leste de Santa Catarina. Em Chapecó (SC) os acumulados podem chegar a 12,5 mm, mesma quantidade esperada para Cascavel (PR).

Na terça-feira o alerta para temporais se espalha para toda a região Sul, mas principalmente para o Rio Grande do Sul. Os maiores problemas e chances para transtornos devem acontecer desde a parte oeste, até o centro do estado, na altura de Ibirubá. Por ali os acumulados podem superar facilmente os 80 mm. Abaixo desta faixa de temporais, os volumes também não serão pequenos, em Alegrete e Canguçu são esperados 30 mm cada cidade. Em Santa Catarina chove em todo o estado, mas os maiores acumulados acontecem na parte leste, próximo a Lages, com mais de 30 mm. No Paraná só o extremo norte não terá chuvas nesta terça. Os maiores acumulados acontecem na fronteira com Santa Catarina.



Segundo a Somar Meteorologia quem traz esses temporais para a região Sul é um ciclone extratropical. com ventos que devem passar dos 80 km/h em toda a região.