fbpx

Milho transgênico resiste a insetos e aumenta a produção

“Os resultados são atraentes ”, diz James Karanja

Parcelas de demonstração no Quênia mostram que as variedades de milho geneticamente modificadas (OGM) são mais eficazes no controle de ataques de insetos do que suas contrapartes convencionais sem o uso de pesticidas. Como resultado da proteção de pragas fornecida pelo gene Bt, o milho GM superou as variedades convencionais três vezes por hectare, de acordo com a avaliação pós-colheita das parcelas de demonstração do projeto TELA no leste do Quênia e no vale do Rift.



O milho TELA também fornece tolerância à seca. No entanto, essas demonstrações mostraram os efeitos do traço Bt. “Os resultados são atraentes ”, diz James Karanja, investigador do projeto de milho TELA do Quênia, à Alliance for Science. “Em Kiboko, por exemplo, vimos milho Bt produzindo 10 toneladas por hectare, em comparação com não-Bt produzindo entre 3 e 4 toneladas [por hectare]”, completa.

”Os cientistas estão desenvolvendo tecnologias que podem contribuir para a segurança alimentar e prosperidade entre os quenianos”, disse o Dr. Stephen Mugo, criador de milho e representante do país no Quênia, com o Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT). “Se os agricultores cultivarem milho com essa tecnologia, isso ajudará a reduzir o uso de pesticidas, que têm uma maneira de entrar nos cursos de água “, indica.

Os resultados têm implicações significativas para o Quênia, onde a produção de milho foi severamente reduzida por secas e pragas de insetos, principalmente as lagarta-do-outono. Se esses dois fatores fossem controlados, os agricultores quenianos poderiam ter colhido 60 milhões de sacas este ano, “o que significa que estaríamos seguros de alimentos e teríamos um excedente de 6 milhões de sacas”, disse Karanja. Em vez disso, eles devem colher apenas 35 milhões de sacas este ano. 


SEGURO AGRÍCOLA
Com a necessidade do produtor rural ter um seguro de lavoura sem burocracia, de fácil contratação e que protegesse seus altos investimentos contra intempéries climáticas, a SEGURAGRO inovou os serviços de atendimento e assessoria na contratação de seguro agrícola de lavouras para culturas de soja, milho, trigo, feijão, café, cana-de-açúcar e outras culturas.

SAIBA MAIS SOBRE SEGUROS AGRÍCOLAS

Fonte: Agrolink