fbpx

Matopiba terá melhor condição de clima nesta safra

Sem El Niño, chuvas retornam no fim de novembro para a região que vai da Bahia até o Maranhão; Sul do Brasil pode ter estiagem.

Para as lavouras do Matopiba, região que compreende o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a safra 2019/2020 deve ser mais beneficiada com a condição de neutralidade climática. “Na condição de neutralidade não devem ocorrer fenômenos climáticos extremos e de longa duração, mas, por outro lado, se observa muita variabilidade, especialmente na distribuição de chuvas”, comenta Paulo Etchichury, meteorologista da Somar. De qualquer maneira a safra será melhor que no ano passado, quando estávamos sob os efeitos do fenômeno El Niño.

Para as áreas produtoras do Nordeste e do Tocantins, a regularização das chuvas e, consequentemente, as condições de plantio ficam mais favoráveis para o fim de novembro e decorrer de dezembro. “Sem dúvida é uma boa notícia para as lavouras dessa região, tendo em vista que reduz o risco de estiagens e secas prolongadas”, disse.

Por enquanto, a previsão de tempo só indica muito calor e tempo seco em grande parte da região. Somente na faixa leste ainda temos instabilidades por conta das Ondas de Leste.Já as lavouras do Sul do Brasil não devem enfrentar muitos problemas para a instalação e plantio. Porém, o principal risco para as lavouras dessa região, em especial para o Rio Grande do Sul, está associado com a redução de chuvas a partir de dezembro e períodos de estiagens entre janeiro e fevereiro.


SEGURO AGRÍCOLA
Com a necessidade do produtor rural ter um seguro de lavoura sem burocracia, de fácil contratação e que protegesse seus altos investimentos contra intempéries climáticas, a SEGURAGRO inovou os serviços de atendimento e assessoria na contratação de seguro agrícola de lavouras para culturas de soja, milho, trigo, feijão, café, cana-de-açúcar e outras culturas.

SAIBA MAIS SOBRE SEGUROS AGRÍCOLAS

Fonte: Canal Rural