fbpx

Marie Bartz, a Doutora Minhoca, ensina que não basta ter palhada no solo, é preciso que ele tenha vida

A Bióloga Marie Bartz, especialista em manejo do solo, com ênfase em macrofauna do solo e Sistema Plantio Direto,  fala do tema da sua palestra como participante do 17 Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha que acontece entre os os 01 a 03 de Dezembro.. 

Conhecida internacionalmente como a Doutora Minhoca, Marie Bartz neste evento promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, irá apresentar suas pesquisas referentes a construção e perfil do solo.

== “Um solo saúdavel é um solo que possui minhocas, que tem boa qualidade  para o desenvolvimento das plantas”, destaca Marie. 

Segundo a pesquisadora, as minhocas auxiliam na descompactação do solo e sua presença é um indicador de que aquela área está sendo cultivada na melhor qualidade do sistema de plantio direto.

— “Hoje, segundo nossos indicadores,apenas 10 por cento dos agricultores, num universo de 33 milhões de hectares que operam em  plantio direto na palha, estão realmente produzindo em Sistema de Plantio Direto, seguindo as premissas básicas do sistema, com o mínimo revolvimento, manutenção de cobertura sobre o solo e da diversificação de culturas sobre o sistema”.

— “O que se faz atualmente, mesmo depois de quase 50 anos de Plantio Direto no Brasil, não é realmente o que um solo produtivo necessita para ter organismos vivos no sistema, complementa Marie Bartz.

Fonte: Notícias Agrícolas