fbpx

Frango de corte: 4 dicas para aumentar seu lucro

O consumo da carne branca, em especial a de frango de corte, vem se tornado cada vez mais comum na rotina dos brasileiros. Isso porque, trata-se de uma carne com melhor custo-benefício quando comparada à outras fontes de proteína disponíveis no mercado. Esse fator é atraente para novos produtores e para os que já estão no ramo. Ademais, para se obter uma granja de frango e dar início a atividade avícola, o investimento inicial é baixo, não requer grande espaço e é curto o intervalo de tempo para produzir.

Mesmo assim, produzir frango de corte não garante alta margem de lucro para os produtores. Falta de experiência e conhecimento de colaboradores, ausência de planejamento do estoque, custos com alimentação, e surtos de doenças, são variáveis importantes que compõem uma granja de frango e interferem diretamente na lucratividade do negócio. É por esse motivo, que serão apresentadas a seguir, as quatro dicas para aumentar o lucro na avicultura.

Vacinação

A vacinação é uma das grandes aliadas do produtor de frango de corte, já que é a responsável por prevenir as aves de todos os tipos de doenças mais comuns, reduzindo os riscos à saúde e mortes, drasticamente na granja de frango. Como isso, a maior produtividade pode ser o principal efeito do baixo índice de mortalidade, resultando diretamente no aumento da lucratividade do produtor.

Alimentação

Cuidados com a alimentação dos animais e a higiene na granja de frango, é outra dica muito importante na produção do frango de corte. Isso porque, as aves irão responder em produtividade proporcionalmente a quantidade e qualidade do que se alimentam. Além disso, os bebedouros e os alimentadores devem receber manutenções periódicas, referentes à limpeza, para garantir a melhor qualidade do que está sendo oferecido aos frangos, assegurando maior saúde, produtividade e lucratividade.

Local adequado

Assim como a alimentação, o bom estado da granja de frango para a habitação dos animais é primordial, já que também afetará na saúde e bem-estar das aves. Para isso, o produtor de frango de corte deve ficar atento a ventilação, através da própria estrutura do local, ventiladores e pulverizadores, pois a temperatura pode afetar o consumo de alimento dos frangos na granja, possibilitar a proliferação de patógenos, reduzir a produtividade e por consequência, a lucratividade do produtor.

Observação

A última dica é a observação, que de maneira geral, envolve todas as três dicas anteriores para a obtenção de maior lucro com a produção de frango de corte. Isso porque, essa dica requer que o produtor esteja sempre atento aos hábitos alimentares das aves, registrando as possíveis alterações no consumo.

Ele também deve observar o comportamento dos animais, pois isso indicará a possibilidade de algum tipo de enfermidade ou doença em sua produção. Além disso, ficar atento à estrutura física da granja de frango, pode evitar grandes problemas como mortes em massa, devido à grande mudança térmica, por exemplo.

Conclusão

Com a aplicação dessas quatro dicas citadas anteriormente, na produção de frango de corte, pode-se concluir que a maior lucratividade será garantida ao produtor, principalmente por resultar em boa produtividade, melhor qualidade das aves, menores riscos durante a cadeia produtiva, bem-estar animal, e ótima estrutura da granja de frango.

Fonte: CEPEA/ESALQ - João Victor