fbpx

Cálcio é o principal nutriente para as plantas cítricas

O cálcio é o principal nutriente extraído pelas plantas cítricas, além de ser um componente estrutural na parede celular das frutas, auxiliar na regulação de enzimas e fito hormônios. O cálcio também está atrelado na atividade de alongamento do tubo polínico e na formação de sementes. Uma planta bem nutrida de cálcio tem mais resistência a infestação de doenças e consegue transportar com mais facilidade os nutrientes para a parte aérea da planta…

A cultura da laranja tem grande importância para a economia do Brasil, já que o país é o maior produtor e exportador de suco concentrado congelado do mundo. No ano de 2018, o volume de comercialização do suco de laranja para o exterior foi de 2,46 milhões de toneladas, obtendo uma receita de US$ 2,14 bilhões. O diretor de uma das maiores fornecedoras de fertilizantes no mundo diz que “A cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, três são com fruta cultivada no Brasil”, o diretor atua fortemente na citricultura com apoio técnico e comercial para os produtores rurais.

Embora o clima favoreça a produção da laranja, em função do clima mais ameno, o que facilita na formação de um fruto com coloração mais intensa tanto da casca quanto das frutas, o conhecimento técnico do produtor ou de quem o auxilia na lavoura é imprescindível, principalmente na aplicação da dosagem correta de fertilizantes.

O cálcio é um exemplo disso. Sendo um elemento responsável por inúmeras funções na planta e também na elevação da qualidade. São muitas as frutíferas que perdem seu tempo de vida nas prateleiras de forma rápida por conta do transporte que pode causar “machucados na planta” quando está foi produzida sob deficiência de cálcio. Fazendo com que a casca da fruta não esteja enrijecida o suficiente para se manter protegida dos atritos. A uva é o maior exemplo disso, pois pode facilmente ser esmagada na própria embalagem quando estão com deficiência de cálcio.

Deste modo, é essencial dar a certa importância aos fertilizantes, haja vista o benefício que os elementos proporcionam as plantas. Na cultura da laranja, a nutrição de plantas é indispensável para o bom desenvolvimento da cultura, principalmente por ser uma frutífera perene e que vai dar frutos por longos anos.

Para que a colheita traga sempre resultados melhores, é necessário o investimento em fertilizantes para uma adubação de boa qualidade, manejo adequado, atrelado aos demais tratos culturais como irrigação, remoção de plantas daninhas e investimento na agricultura de precisão, para monitorar e obter dados da cultura que visem otimizar mais ainda os resultados na citricultura.

Fonte: Notícias Agrícolas