fbpx

Energia solar: vendas caem 75% com medo de taxação, diz empresário

Engenheiro fala sobre os benefícios dos sistemas fotovoltaicos para o agro, entre eles a economia de até 95% nos custos de energia elétrica

O Brasil tem 171 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) De acordo com o engenheiro Igor Gontijo, o produtor consegue economizar até 95% dos gastos com energia elétrica. “É um valor expressivo para ele, que não tem uma renda mensal tão bem definida”, diz.

Segundo o especialista, caso o produtor tenha capital próprio, o valor investido retorna em aproximadamente dois anos e meio. Em caso de financiamento, acrescenta-se um ano a esta conta. “E ele terá 80% de eficiência [de produção] por até 25 anos”, afirma.



Porém, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aguarda a edição de um projeto de lei que quer taxar a transmissão. O tema polêmico fez muitos produtores rurais repensarem seus investimentos na tecnologia. “Registramos uma queda de 75% nas vendas. Causa instabilidade em um setor que está crescendo muito e pode até inviabilizá-lo”, comenta Contijo, que tem uma empresa de sistemas fotovoltaicos.

Fonte: Canal Rural