fbpx

Cooperativas poderão receber serviços de assistência técnica e extensão rural

 Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) está desenvolvendo um projeto piloto para a contratação de empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para atuarem junto às cooperativas familiares. As empresas devem estar credenciadas ao Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná (Cedra).

A iniciativa tem o apoio financeiro do Coopera Paraná – Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná, e o Instituto está pesquisando o interesse das cooperativas para o recebimento desses serviços.

As cooperativas devem formalizar seu interesse participando do Edital 03/2021 de adesão e classificação para acesso das cooperativas da agricultura familiar a ações de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Coopera Paraná. A adesão começou na segunda-feira (23) e vai até as 17h do dia 7 de setembro.

Após a adesão e classificação nesse EDITAL, o IDR-Paraná vai estruturar edital público de contratação de empresas de Ater, as quais realizarão os serviços por um período de três anos, com gerenciamento e supervisão da equipe do Instituto, utilizando o mesmo protocolo de atuação.

A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é definida como o serviço de educação não formal, de caráter continuado, que promove processos rurais de gestão, organização, produção, beneficiamento, agroindustrialização e comercialização de produtos e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroflorestais, agroextrativistas, florestais, pesqueiras, artesanais, sociais e ambientais, para o desenvolvimento rural sustentável.

As cooperativas que acessarem o edital deverão preencher a ficha de inscrição, bem como o cadastro socioeconômico, o qual consta como um requisito de avaliação. Não há qualquer custo para a cooperativa. O Edital poderá ser obtido com  acesso à página do IDR-Paraná.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail idrcooperativismo@idr.pr.gov.br e as respostas serão publicadas na página, além de enviadas ao endereço eletrônico do solicitante. A partir do edital será definida uma lista das cooperativas da agricultura familiar que possuem interesse em receber serviços de Ater e que deve, também, subsidiar a elaboração dos editais futuros do Coopera Paraná em relação à prospecção dos recursos necessários, configurações e delimitações dos lotes de abrangência.

Fonte: Agencia Paraná de Notícias