fbpx

BANANA SERÁ ALTERNATIVA PARA AGRICULTURA EM MARILUZ

A FOCO RURAL, com seus técnicos, estiveram reunidos na tarde do dia 17 de junho no Município de Mariluz, em reunião com o Prefeito Municipal Nilson C. de Souza, o Secretário Municipal da Agricultura, Wender Azevedo, o técnico do IDR, Antônio de Pádua e os técnicos da FOCO RURAL o Sr. Carlos Marek, Ruben O. Moyano  e Samoel Kozelinski.

O objetivo da reunião foi levar ao conhecimento do Sr. Prefeito sobre a viabilidade da Produção da Cultura da Banana para o Município de Mariluz.

 
Na reunião o Sr. Carlos Marek, técnico da FOCO RURAL, demonstrou a viabilidade técnica da banana em todas as fases do cultivo da bananeira, desde o seu estabelecimento até a comercialização, passando pelos tratos culturais, controle de pragas e doenças, e manejo na colheita e pós-colheita. Falou ainda de produção, que se faz necessário uma área de produtividade que compense os investimentos e facilite a comercialização e a necessidade de ter uma câmara de maturação a fim de dar qualidade ao produto. O Sr. Carlos falou ainda da parceria que a FOCO RURAL tem com uma Indústria de Polpa e que facilita o encaminhamento da banana que não for direto para o consumo, vai para a indústria. Assim não haverá perda de produção.

O técnico Carlos Marek disse que o objetivo da FOCO RURAL com a produção da banana  é dar ao Município de Mariluz, um produto de melhor qualidade, com aumento de renda e qualidade de vida ao produtor rural.

O Prefeito Nilson, colocou que o desafio de ser gestor do Município  “é percorrer caminhos para o desenvolvimento, e que se depara com a realidade, com as questões do combate à pobreza, a geração de renda, a organização e os sistemas de produção, condições que nos obrigam a propor, escolher e implantar novas atividades agropecuárias, assim estamos implantando o maracujá, o palmito, a plantação de abacateiro e agora queremos iniciar a cultura da banana, estamos caminhando em busca da sustentabilidade.”

Na oportunidade, o senhor Antônio de Pádua, técnico do IDR, falou da importância da banana para a agricultura familiar e disse que: “ O Município de  Mariluz  reconhece que a agricultura é a fonte de riqueza econômica,  produzida por  agricultores familiares, assentados da reforma agrária, entre outros. Assim, a demanda do município levou  à proposição da fruticultura como opção para a promoção do desenvolvimento, dado o seu potencial econômico e social para a pequena propriedade,  e as condições climáticas que são  favoráveis ao negócio, por isso já plantamos o maracujá, o palmito, estamos iniciando o plantio de abacate, e agora com a chegada  da banana vamos ampliar a nossa produção e melhorar as condições e vida de nossa população. Eu acredito que a banana é o produto certo para a nossa região.

O Secretario Municipal da Agricultura, Wender Azevedo,  fala que uma das dificuldades  para o desenvolvimento de novas culturas é a  deficiência  de assistência técnica e de profissionais para atuar. Mas com a presença do Foco Rural, poderemos contar  com pessoas qualificadas que venham nos ajudar a  alavancar a atividade, através  do desenvolvimento de ações de organização e  da adoção de tecnologia  do fomento da banana  e no apoio à comercialização e ao turismo.

Este trabalho, PARCERIA, que estamos iniciando será fruto  de muitas mãos, destacando, de maneira consistente, os aspectos ambientais necessário, a  produção, a comercialização e reafirmando a importância de uma  mobilização e participação de todos os agentes envolvidos no desenvolvimento da cultura da banana.

Os presentes puderam tirar suas dúvidas e foram orientados de como seguir com a organização, conversa com os agricultores que demostram interesse, bem como próximos passos e os documentos necessários para regularizar o plantio da banana.