fbpx

BANANA É CULTURA RENTÁVEL PARA A REGIÃO DA COMCAM

A produção de banana ainda é pequena na região da Comcam. A cultura na maioria das propriedades não é a atividade principal. O técnico Carlos Marek do Foco Rural, diz que: “Ainda temos um grande campo para avançar, porque plantar banana hoje é uma atividade bem rentável. Dependendo do tamanho da plantação pode ser cuidada apenas pela família do agricultor e o mercado é garantido”.

Carlos fala que há várias opções de comercialização. “O produtor pode vender direto ao consumidor nas feiras realizadas durante a semana, no centro e bairros da cidade, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que abastece as escolas municipais, e também para as escolas estaduais, mas temos também já encaminhados locais para comercialização nos mercados da região, bem como para agroindústrias, que transforma a banana em vários subprodutos.”

Hoje temos variedades da Banana que se adapta muito bem às condições de clima e solo da região. Com um solo bem preparado, adubado, a escolha das melhores mudas e o manejo correto, a atividade possibilita uma ótima lucratividade.

Em um hectare é possível plantar até 2.000 pés de banana e atingir a produção de 50 toneladas. Também é possível comparar o lucro, um alqueire de banana tem rentabilidade  superior a 1000 sacas de soja.

Apesar de estarmos iniciando o processo de plantio, os primeiros agricultores de Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul estão satisfeito com o bananal. “As plantas estão viçosas e os cachos vão se formando naturalmente. O Foco Rural foi importante para nós, trouxe mudas de qualidade e o investimento compensou, a banana já gerou lucro na primeira colheita, e está gerando lucro, hoje sei como é importante realizar tudo de forma adequada.” Afirmou o agricultor Genes Aparecido Scalada da Comunidade São Judas Tadeu de Barbosa Ferraz.

O técnico do Foco Rural Carlos Marek, diz que o segredo do sucesso para a atividade rural, hoje, é a diversificação. “O agricultor não deve se firmar em uma única cultura, mas apostar em várias frentes. Desde que utilize as tecnologias adequadas e tome os cuidados recomendados, a chance de sucesso é grande mesmo que enfrente dificuldades no percurso”.

Quem estiver interessado em produzir Banana e precisar de orientação pode procurar o FOCO RURAL (44 99929-0049 E-mail: atendimento@focorural.com), que funciona em Campo Mourão, mas atende toda a região, tem profissionais capacitados e dispostos a ajudar com assistência técnica, orientação e comercialização. “Ainda temos uma demanda muito grande a ser atendida com a Banana, o preço é bom e o mercado é garantido”, completou Carlos Marek, técnico responsável do FOCO RURAL.