Europa usa Amazônia para fazer guerra comercial com o Brasil
A polêmica envolvendo as questões ambientais no Brasil, em especial na Amazônia que surgiu nesta última semana esconde algo muito maior que a preocupação ambiental.
Líderes políticos da França, Alemanha e Irlanda ameaçam votar contra o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia se o governo brasileiro não tomar medidas para a preservação da Amazônia.
Segundo o cientista político Samuel Leré, é preciso considerar sanções comerciais imediatas contra mercadorias brasileiras, como carne bovina, soja e café.
O Brasil sofre intensa pressão mundial pois tem potencial produtivo para alimentar o mundo e isso tem gerado conflitos e ameaças econômicas com outros países.
“A competição é pela carne bovina e produtos agrícolas do País. Sempre com a estratégia de tirar o Brasil da jogada a qualquer custo. Desta vez, o pretexto são os focos de incêndio na Amazônia”, comenta Luciana Bastos, doutora em história econômica e professora do colegiado de economia pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar.