Para quem cultiva soja no norte do Estado, as simulações mostram que é preciso aguardar outubro e ficar de olho no volume e na distribuição das chuvas.
O início do plantio da próxima safra está se aproximando e as expectativas dos produtores do estado do Paraná estão todas voltadas para as condições climáticas e os próximos passos da nova safra. Na teoria, em setembro os produtores já têm autorização para início do plantio da soja. Segundo Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, as simulações com CropView indicam que os produtores terão um bom início de safra. “O clima sempre traz algum suspense, mas parece que a sinalização é positiva”, afirma.
Na região de Cascavel/PR, a simulação com inicio de plantio na abertura do vaso sanitário, em 10 de setembro, mostra chuvas e um excedente hídrico em todo o período. Os dados indicaram ainda que a recuperação da umidade já está acontecendo na região.A simulação para o plantio um pouco mais tarde, por volta do dia 25 de setembro, também mostraram boas condições, entretanto com uma possibilidade maior de sofrer com excesso de chuva o que pode complicar o início do plantio.
Já para o Norte do Paraná, na região da cidade Jatairzinho, onde há uma condição de plantio diferente e naturalmente já inicia o plantio mais tarde, as simulações em 10 de outubro também indicam um bom início de safra na região, porém sinaliza ainda uma menor quantidade de chuva em comparação com as safras dos últimos dez anos.
Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio. Estão disponíveis as análises para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e café.