O agro fala. Você entende!

Paraná dá início oficial à safra 2020/21 do Brasil, mas plantio ainda não começa por falta de chuvas

Está oficialmente iniciada a safra 2020/21 de soja do Brasil. Nesta quinta-feira, 10 de setembro, se encerra o vazio sanitário no Paraná e os produtores, na teoria, estariam prontos para começar o plantio da safra 2020/21 de soja. No entanto, as perspectivas dos sojicultores já foram melhores. As chuvas estão atrasadas e as previsões não indicam condições melhores para os próximos dias e há uma preocupação no estado, que vem de uma seca histórica e registrando perdas na safra 2019/20, principalmente no milho.

“O que está deixando o produtor muito apreensivo aqui no Paraná tem sido a falta de chuvas. Vimos de uma estiagem histórica, que trouxe prejuízo para o milho segunda safra aqui no estado”, explica o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi. “Colhemos já 90% da área de milho do estado, faltam cerca de 10% na região norte do estado, coisa que vamos tirar o milho e já começar o plantio da soja em cima se as chuvas vierem. Mas as previsões de chuvas ainda são muito pequenas para os dias 20 a 21 e muitas áreas ainda precisam ser manejadas”, completa.

O manejo, porém, também fica comprometido pelo tempo seco e a falta de umidade no solo, segundo Bonesi. A umidade do ar está muito baixa, as temperaturas estão altas e venta muito. “Assim, o produtor não pode e não está realizando aplicações de herbicidas porque não há condições climáticas”, diz o presidente da Aprosoja PR.

VEJA TAMBÉM