O agro fala. Você entende!

Município do MT atinge alta produtividade de soja com 70 saca por hectare

Feliz Natal (110 quilômetros de Sinop) registrou produtividade média de 70 sacas de soja por hectare e prevê produção recorde. O município tem aproximadamente 200 mil hectares plantados da oleaginosa e 50% da produção já foram colhidos, segundo o prefeito Rafael Pavei. Nos anos anteriores, a média era de 45 a 50 sacas.

“Vem aumentando a tecnologia que vem sendo investida no agronegócio. As áreas estão com solo fértil, isso ajuda no plantio correto. O clima também está ajudando muito, as chuvas pararam. Os agricultores também estão investindo em qualidade com maquinários mais modernos e colheitadeiras modernas. Tudo isso ajuda. Somente ano passado, cinco novos armazéns foram construídos para estocagem a produção”, disse o prefeito, ao Só Notícias.

O Instituto Mato-grossense de Economia (Imea) informou que os resultados percebidos a campo até o momento ilustram um potencial acima daquele visto na safra 2017/18, quando Mato Grosso atingiu níveis recordes de rendimento da soja. “Assim, a estimativa para a safra 2019/20 passa a ser de 57,71 saca/hectare, número 0,46 saca/hectare acima ao da safra 17/18. Com isso, a produção do estado pode chegar a 34,01 milhões de toneladas”, previu no boletim semanal.

Em todo o Estado, a área plantada deverá alcançar 9,82 milhões de hectares na safra 2019/20, principalmente devido ao avanço da soja nas regiões Norte, Nordeste e Nédio-Norte. Na safra 2018/19 foi estimada em 9,67 milhões de hectares.

VEJA TAMBÉM