As exportações de lácteos dos EUA aumentaram acentuadamente em junho (+9% em volume em uma base equivalente de sólidos de leite), apesar da crescente incerteza no ambiente macroeconômico.
A rápida expansão das exportações de queijo, particularmente cheddar, continua sendo um fato consistente para os laticínios dos EUA em 2022. As exportações de queijo dos EUA cresceram 31% (+ 10.349 toneladas) com relação ao ano anterior em junho.
Embora as exportações de queijo fossem as estrelas do show, elas não estavam sozinhas. As exportações de produtos de soro de leite dos EUA aumentaram 23% (+10.531 toneladas), uma vez que os compradores do Sudeste Asiático garantiram suprimentos e volumes estáveis para a China – o maior importador de soro de leite do mundo por uma ampla margem. As exportações de lactose tiveram níveis semelhantes de crescimento (+22%, 7.426 toneladas).
Leite em pó desnatado foi o único produto importante a ver um declínio nas exportações em junho (-14%, -11.288 toneladas). Mas o principal obstáculo para o crescimento das exportações deleite em pó desnatado continua sendo a falta de oferta, já que a produção de leite em pó dos EUA caiu 8% nos níveis do ano anterior (-224.868 toneladas) nos últimos 12 meses.
Além das principais categorias, os EUA expandiram seu portfólio para incluir ganhos em produtos com alto teor de gordura do leite. Manteiga saltou 63% (+2.272 toneladas), gordura anidra do leite mais do que triplicou (+225%, +1.695 MT), leite em pó integral subiu significativamente (+83%, +1.695 toneladas), e até o leite evaporado/condensado teve um crescimento substancial (+77% , +883 toneladas).