Background Check Brasil vai mostrar a implementação da verificação de antecedentes para concessão de crédito rural, em webinar no dia 21/07.
A Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) realiza, no próximo dia 21 de julho, o webinar Background Check para Análise de Risco de Crédito, com duas horas de duração e formato totalmente virtual. No evento, cooperados e especialistas em crédito vão entender a importância do background check que, em português, significa verificação de antecedentes, na análise de risco de crédito agrícola.
O background check consiste em desenvolver pesquisas públicas e não sigilosas de situação fiscal e legal de uma pessoa física ou jurídica, além de um levantamento da reputação do parceiro ou fornecedor com que a empresa fará negócios. O curso será gratuito, a partir das 15h, na plataforma Teams, com término às 17h, horário de Brasília. As inscrições já estão abertas no site do Sistema Ocesp.
“O webinar é uma oportunidade para explicar e debater o conceito do background check e descomplicar para, sem receio, de caneta e papel nas mãos, entender no que a pesquisa de antecedentes pode colaborar nas tomadas de decisões, principalmente para as cooperativas que vão iniciar novos investimentos agora“, afirma Cláudia de Jesus, fundadora da Background Brasil.
Em vigor desde julho deste ano, o novo Plano Agrícola e Pecuário vai destinar às cooperativas agropecuárias R$ 243,4 bilhões, com taxas de juros de 12% ao ano. Além de trazer mais segurança às transações, o background check fornece, por exemplo, informações relevantes no momento da concessão de crédito rural por parte de instituições financeiras, além de auxiliar na avaliação de novos investimentos.
“Além dos problemas que os produtores enfrentam para acessar o crédito, também é preciso ficar atento aos riscos com as contratações. A empresa que implementa o background check em seu programa de gestão de risco minimiza chances de se ver envolvida com pessoas ou empresas que praticam, entre outros crimes, lavagem de dinheiro, estelionato, fraude e escândalos financeiros”, pontua Cláudia.
Já bastante utilizado em países como Estados Unidos, o “background check” é um aliado importante no momento de fechar contratos. No agronegócio, o potencial é grande, uma vez que muitas transações dentro ou fora da porteira acabam sendo efetuadas sem nenhuma verificação de antecedentes, o que pode trazer muitos riscos a uma das partes envolvidas.