O agro fala. Você entende!

Cooperativa da Bahia realiza primeiro embarque de doce de maracujá com banana para Alemanha

No sertão da Bahia, um doce que mistura duas frutas muito apreciadas aqui no Brasil: maracujá e banana. Exportação desse produto para a Alemanha.

Com o apoio do Projeto Agro.BR, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) realizou em julho o primeiro embarque de doce de maracujá com banana para a Alemanha. A Cooperativa aderiu ao projeto, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceira com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em maio deste ano, por meio do escritório regional da Bahia.

A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) também tem apoiado a empresa, com capacitações e suporte no planejamento para a exportação. “Já estamos em processo de negociação com compradores dos Estados Unidos, Polônia e Espanha”, comemora o gerente comercial da Coopercuc, Dailson Santos.

Segundo o consultor do Agro.BR no estado, Roberto Vianna, o projeto dá suporte a cooperativas, produtores e empresas rurais no acesso a mercados internacionais, dando visibilidade aos seus produtos e permitindo a aproximação comercial com potenciais clientes no exterior, através de ações de promoção comercial.

“A Coopercuc fez o dever de casa. Participou de todas as etapas do processo, adequou as embalagens, adotou as medidas necessárias e conseguiu viabilizar a exportação. É um grande exemplo de que exportar é possível”, comentou Vianna.

A cooperativa, com sede no município de Uauá, iniciou suas atividades em 2004 e hoje possui 271 cooperados, que produzem doces, geleias, compotas e cerveja de frutos do bioma Caatinga com certificação orgânica.

O Agro.BR – É um projeto com foco na internacionalização do agro brasileiro. A iniciativa planeja sensibilizar, capacitar, planejar e viabilizar a geração de negócios internacionais para pequenos e médios empresários rurais, diversificando a pauta de produtos exportados pelo Brasil. Além da Bahia, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo também contam com consultores.

Estão previstas para os próximos meses, rodadas de negócios virtuais na América Latina, elaboração de portfólio digital e vitrine virtual, missões prospectivas e comerciais e informações sobre acesso ao mercado árabe, dentre outras iniciativas. Para aderir ao projeto, basta acessar o site no link www.cnabrasil.org.br/agrobr  e preencher o cadastro. 

VEJA TAMBÉM