Recentemente o palmito virou um ingrediente da moda que todo o mundo usa nas receitas de tortas salgadas, empadão, em risotos e em forma de macarrão. Além de ser low carb (baixo teor de carboidrato), o palmito tem sabor suave e combina com vários ingredientes, revelando-se muito versátil na cozinha.
Por conta disso começaram a surgir também receitas de palmito de bananeira, um ingrediente popular sobretudo na Ásia por ser uma ótima fonte de fibras, potássio e B6 e ajudar a tratar várias doenças.
O palmito da banana é a parte mais central do pé de bananeira. É comestível, muito semelhante ao palmito juçara e pode até ser congelado.
De acordo com o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Búrigo Coan, tratam-se de famílias diferentes de plantas. “A parte interna do tronco da bananeira é bem diferente do início das folhas da palmeira, que seria o palmito”, explica, frisando que o material é usado para alimentação bovina e silagem. “Existem pesquisas para consumo humano, com o centro sendo transformado em palmito, após um processo de tratamento, para eliminação de uma substância limosa e tóxica que apresenta”, ressalta.
Fonte de potássio, o caule da bananeira é consumido principalmente na Ásia. “Seu uso medicinal serve para prevenir pedras nos rins. Nesses países, também é usado para problemas de gastrite e para reduzir açúcares no sangue”, salienta, lembrando que o uso é quase inexistente no Brasil, devido à necessidade de rápida e adequada preparação.
Palmito de bananeira – benefícios
O palmito de bananeira pode ser pouco conhecido no Brasil, no entanto em vários países da Ásia ele é muito cozinhado e é até considerado um alimento medicinal. Confira quais são os benefícios do palmito de bananeira para a nossa saúde:
- Rico em fibras, potássio e vitamina B6;
- Serve para prevenir pedras no rim;
- Ajuda a tratar gastrites e úlceras;
- Reduz os níveis de açúcar no sangue
Para obter palmito de bananeira você precisa esperar que a bananeira dê fruto, pois esse palmito só se forma após a formação do cacho.
Assim que você retirar o cacho de bananas corte a bananeira na base e no topo deixando somente o meio do tronco. Depois comece retirando as camadas externas até chegar no miolo, que não tem mais casca, tem forma de tubo, é macio e maleável.
Dica: De preferência use uma bananeira jovem porque o seu miolo é menos fibroso.
Palmito de bananeira – pode comer?
O palmito de bananeira é comestível sim, no entanto é necessário ser preparado da seguinte forma:
- Corte o palmito de bananeira em rodelas ou pedaços maiores;
- À medida que corta o miolo de palmito retire os fiapos que se soltam;
- Logo de imediato coloque o palmito de molho numa bacia com 2-3 litros de água, 1 mão cheia de sal e o suco de 2 limões;
- Deixe o palmito de molho por 8 horas para eliminar o amargor e impedir que ele escureça;
- Após escorra o palmito, lave e cozinhe do mesmo jeito que os restantes palmitos!
Existe outro método para preparar palmito de bananeira que, apesar de ser mais trabalhoso, é mais rápido:
- Corte o palmito de bananeira em rodelas ou pedaços maiores;
- À medida que corta o miolo de palmito retire os fiapos que se soltam;
- Coloque o palmito em uma panela com 1 litro de água e 2 colheres de sopa de vinagre e ferva por 2-3 minutos;
- Escorra e volte a ferver em água e vinagre quantas vezes for necessário até eliminar o amargor (geralmente são necessárias 2 a 3 repetições);
- Coloque o palmito em conserva de salmoura e está pronto para ser consumido!