Terça-Feira, 19 de Junho de 2018
Curiosidades
Conheça a história do tomate: das Américas para o mundo
08/09/2017
Você sabia que os tomates suculentos que conhecemos são resultado de milhares de anos de melhoramento genético? É isso mesmo, assim como diversas outras plantas hoje cultivadas e presentes em nossa alimentação, o tomate sofreu alterações genéticas importantes desde a descoberta da agricultura, há aproximadamente dez mil anos. Ao longo desse período, agricultores ancestrais selecionaram e cruzaram as plantas com caracteríticas de interesse com o obetivo de passar para as próximas gerações do vegetal aqueles benefícios. Isso fez com que o tomate, antes um fruto pequeno, se transformasse no alimento que conhecemos hoje.

Um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica PLOS Genetics revela agora que esse processo de domesticação do tomate pode ter selecionado um gene espefício, responsável pelo tamanho e peso do fruto. O gene foi denominado Cell Size Regulator (CSR-D), ou regulador de tamanho de célula, em português. Em comparação aos tomates selvagens, as variedades de hoje apresentam uma mutação no gene CSR e são aproximadamente mil vezes mais pesadas!

História do tomate
O tomate é originário da América Do Sul e seu cultivo teve início provavelmente nas regiões montanhosas do Equador e do norte do Peru. A data exata da domesticação é desconhecida, mas sabe-se que, quando os conquistadores europeus chegaram às Américas, ele era cultivado, ainda em suas versões menores e de coloração verde e amarela, em diversas regiões, a exemplo do sul do México. Os espanhóis foram os responsáveis por levar o fruto para a Europa onde o melhoramento genético continuou e ele ganhou a coloração vermelha e o tamanho que conhecemos hoje.

Alimentos naturais?
Desde a descoberta da agricultura, produtores ancestrais selecionam as plantas que apresentam características de interesse (melhor performance agronômica, resistência contra pragas, adaptabilidade a diferentes condições climáticas, etc). Esse processo modificou sensivelmente (e modifica até hoje, pois ainda é muito utilizado) o material genético de praticamente todos os alimentos a que temos acesso.
FONTE: CIB
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: