Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018
Tecnologia
Inoculação e protetor biológico no pré-tratamento da semente
22/08/2017
Fabricante anuncia ganhos superiores a 10% por hectare.
Uma solução que une dois inoculantes e um protetor biológico no pré-tratamento de sementes pode antecipar entre 10 a 30 dias o manejo da semeadura. É o que anuncia a Microquimica, empresa brasileira que lançou os produtos AzzoFix (Azospirillum), Atmo (Bradyrhizobium) e SynFlex (protetor biológico).

A combinação dos produtos foi autorizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a cultura da soja. De acordo com Roberto Berwanger Batista, diretor técnico da Microquimica, a combinação das tecnologias proporciona eficiência na fixação biológica do nitrogênio (FBN), proteção biológica dos micro-organismos e permitem pré-tratamento das sementes.

“Esta combinação permite o ganho operacional e o aumento de produtividade da lavoura, com um acréscimo mínimo de 1% no custo por hectare para o produtor e alcançando os ganhos superiores a 10% por ha”, explica Batista.

A co-inoculação é uma técnica que consiste na inoculação de dois microrganismos diferentes de forma simultânea na cultura, seja no tratamento de sementes ou no sulco de semeadura. No caso do AzzoFix e do Atmo, cada uma das bactérias tem funções e atuações diferentes na planta, propiciando um fornecimento adequado de nitrogênio por meio do acréscimo da FBN e o maior desenvolvimento radicular, devido aos fito-hormônios produzidos pelo Azospirillum contido no AzzoFix.

De acordo com a Microquimica, o uso o aditivo SynFlex, proporciona maior sobrevivência e efetividade das bactérias inoculadas, além de ganhos operacionais, devido a possibilidade de realizar o tratamento de sementes antecipadamente ao momento de semeadura. Há possibilidade de se realizar também o tratamento industrial (TSI).

“No TSI, há a utilização de equipamentos com alta eficiência, garantindo um recobrimento perfeitamente uniforme das sementes. Com isso, o resultado os produtos utilizados também é melhorada a campo”, finaliza o diretor.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: