Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Aves
Cuidados que devem ser tomados no pré-abate das aves
19/06/2017
Depois dos manejos realizados por um período aproximado de 45 dias na avicultura da Copacol, vem o momento chamado de pré-abate, onde seis horas antes da retirada das aves vem o jejum hídrico e a retirada da ração.

De acordo com o médico veterinário Ricardo Clemente, neste período do ano em que as temperaturas ficam amenas as aves consomem menos água, e assim elas ficam menos ofegantes e também se movimentam com menos intensidade no aviário, o que provoca uma menor digestão da ração consumida, ou seja, não esvaziará todo o trato digestivo, o que pode ocasionar contaminação da carcaça na hora do abate, e consequentemente interferir de forma negativa nos resultados, tanto para produtores, como para a Cooperativa.

Segundo o médico veterinário, a orientação da Cooperativa neste sentido está no simples fato de caminhar com calma entre as aves para incentivá-las a consumir água nas seis horas que antecedem o abate.

“Também deve cuidar com as ventilações excessivas que podem restringir o consumo de água, principalmente na madrugada. Reforçamos também o cumprimento do horário estipulado pela Copacol para a retirada da ração, manter as luzes acesas neste período e eliminar os refugos previamente”, explica Ricardo.

FONTE: Copacol
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: