Segunda-Feira, 23 de Julho de 2018
AGRO BANANA DO BRASIL
Araruna, PR: Bananicultura é ótima opção de investimento para produtores
12/05/2017
De grande consumo, a banana tem se tornado uma opção promissora, principalmente em pequenas e médias propriedades. Uma das frutas mais produzidas e que apresenta maior índice de comercialização no mercado interno, o Brasil exporta apenas 2% do total, ficando apenas atrás da laranja.

A banana é a primeira fruta mais consumida pelas famílias brasileiras de todas as classes sociais, fazendo parte de uma importante fonte alimentar.

No ano passado (2016) 20 milhões de reais foram exportados e a produção brasileira da banana faturou 14 bilhões de reais. As expectativas para os produtores brasileiros de banana em 2017 são altas. A qualidade da fruta e demanda firme oferecem boas perspectivas para o mercado, principalmente externo.

Para este ano, a estimativa é de R$ 16 bilhões de reais, representando um aumento de 5,1% em relação ao período anterior.

Segundo Elio Sussumu Kokehara (SENAR) a maior vantagem da bananicultura é a versatilidade. Com os cuidados adequados, pode ser plantada em todo o Brasil. “Apesar da banana é sensível à geada, por exemplo, é necessário o uso de preventivos para evitar a queima. É preciso também ter cuidado com a irrigação do solo para que não fique encharcado”, relata o instrutor.

Devido a essa versatilidade e alto consumo pela população, a banana possui ótima relação de custo-benefício.

“É uma cultura fantástica, principalmente para a agricultura familiar. Os cuidados são simples e é uma fruta muito consumida, o que oferece estabilidade ao pequeno produtor”, destaca. A variedade mais consumida e mais resistente é a banana nanica.

POLO DE BANANA
Com o objetivo de desenvolver e fomentar a economia regional através da agricultura familiar, com foco na diversificação e valorização das pequenas áreas, o FOCO RURAL AGRONEGÓCIOS, em parceria com Emater, Prefeitura Municipal de Araruna, laboratórios de biotecnologia e instituições financeiras, vem realizando ao longo dos anos o incentivo à criação do Polo Regional de Cultivo e Comercialização de Banana.

"A nossa região possui características geoclimáticas que favorecem a cultura da banana. Junto com a produção, pensamos muito na comercialização da fruta. Esta foi a nossa prioridade desde o início do projeto, além da qualidade das mudas para maiores e melhores frutos a serem ofertados ao mercado", explica Carlos Marek, Diretor do Departamento Técnico do Foco Rural.

No dia 05 de maio, representantes do Foco Rural estiveram reunidos com o Prefeito Municipal de Araruna, Leandro Cesar de Oliveira sobre a instalação do Centro de Distribuição e indústria de polpa de banana.


Dir. p/ esq.: Robson Badocco, Sec. Agricultura / Sonia Santos, Assessora de Gabinete / Leandro Cesar de Oliveira, Prefeito Municipal de Araruna / Carlos Marek, Dept. Técnico Foco Rural / Tatiane Ferretti, Assessora / Ralph Wagner Marek, Eng. Foco Rural

"Este trabalho visa mudar a realidade da região e melhoria da qualidade de vida dos agricultores com a diversificação e aumento de renda dos cidadãos de Araruna", explicou Leandro.

FONTE: Foco Rural Agronegócios
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: