Domingo, 22 de Julho de 2018
Aves
Com nutrição a base de linhaça, produção se destaca no Norte do país com ovos enriquecidos com ômega 3
30/03/2017

Agropecuária Tapuio, no Rio Grande do Norte, detém um plantel com cem mil poedeiras criadas soltas e produz ovos com diferenciais nutritivos.

Devido ao plantel estar solto, a agropecuária adota critérios rígidos quando a biosseguridade.
O Norte do país aos poucos está se consolidando como um Estado que produz proteína animal de qualidade e com diferenciais que o mercado exige. Exemplo disso está na produção de ovos da Agropecuária Tapuio, localizada no Rio Grande do Norte, a 65Km de Natal, que cria 70% do seus plantel de poedeiras soltas e investe em uma nutrição diferenciada para oferecer ao consumidor produtos ricos em vitaminas.

Diretor executivo da agropecuária, Francisco Veloso Júnior, conta que atua no agronegócio desde 1991 e é uma das principais produtoras de ovos de galinha e a única produtora de queijos de búfala do Estado. Atualmente, o plantel de poedeiras está de 100 mil aves que produzem cerca de 65.000 ovos/dia para o mercado interno. “70% de aves criadas soltas para produção de ovos caipiras e o restante em gaiolas. A produção de ovo corresponde a aproximadamente 65% da receita da empresa”, explica o executivo.

Para a produção livre de gaiolas, a empresa investiu em sistemas ambientalmente equilibrados capazes de oferecer produtos destinados a um mercado consumidor cada vez mais exigente. “Desse modo é tudo produzido para nichos de mercado que buscam alimentos que ofereçam segurança, sabor e saúde”, relata o grupo.

As instalações, segundo Veloso, oferecem amplo conforto e seguem controle sanitário rigoroso. As aves ficam soltas em piquetes para pastagem e postura em ninhos, com sombreamento e água. Há ainda um galpão aberto com aproximadamente 700 m2 de área reservada para suplemento à base de milho, calcário e farelos de trigo e soja. Cada galpão tem seis piquetes e comporta um lote de 12 mil aves.

Devido ao plantel estar solto, o executivo explica que adota critérios rígidos quando a biosseguridade. “Fazemos controle intensivo de endo e ectoparasitas, rigoroso acompanhamento da sorologia do plantel, realizando reforços vacinais sempre que indicados”, conta Veloso que utiliza genética americana e europeia em sua produção e adquire os pintainhos de produtores no Sudeste do país.

Ovos enriquecidos com vitaminas
A agropecuária produz três tipos de ovos que são comercializados com as marcas Mr.Caipira, Mr. Saúde e Mr.Omega 3. O primeiro é o carro chefe da produção, produzido por aves soltas, com postura em ninhos e grande espaço para movimentação. Já os 30% restantes do plantel, são destinados a poedeiras criadas em gaiolas e alimentadas são responsáveis pela produção do Mr. Saúde, enriquecido com Selênio e Vitamina E, e Mr.Omega 3 produzido por galinhas que recebem alimentação com linhaça. De acordo com a agropecuária, todos os produtos são atestados pelo Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital).

Leia mais sobre esse assunto em http://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/com-nutricao-a-base-de-linhaca-producao-se-destaca-no-norte-do-pais-com-ovos/20170330-095840-B117#ixzz4coelz9GK
Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
FONTE: Avicultura Industrial
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: