Domingo, 22 de Julho de 2018
Aves
Genes de aves que suportam altas temperaturas
06/02/2017
Unesp de Jaboticabal participa de pesquisa.
Um sítio em Porto Ferreira, SP, está no foco de pesquisadores norte-americanos. Lá, há um sítio onde são criadas mais de 150 variedades de galinhas resistentes ao calor. Os pesquisadores querem descobrir quais genes possuem relação com essa tolerância a altas temperaturas.

O frango de granja geralmente não tolera temperatura maior que 27ºC, mas as galinhas criadas em Porto Ferreira resistem até mais do que 40ºC. O ambiente onde elas ficam não é climatizado.

Variedades
São 156 variedades de galinhas da Ásia, da Europa e da América do Sul, todas puras. A característica de suportar mais calor despertou o interesse do biólogo molecular Carl Schmidt, da universidade de Delaware, nos Estados Unidos.

Em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal, ele coletou o sangue de mais de 60 tipos de aves da propriedade para fazer um mapeamento genético.

A pesquisa começou há seis anos e a equipe já passou por três países: Quênia, Uganda e Ruanda, todos com temperaturas parecidas. A visita ao Brasil é a ultima parte do estudo.

Genes
O pesquisador norte-americano explicou que ao comparar as aves da América do Sul com as da África, ele pretende encontrar os genes que foram selecionados pela natureza e que fizeram com que essas aves conseguissem sobreviver a esse tipo de clima.

Para o criador, conhecer o DNA das aves vai ajudar a aumentar a produção. “Não teve a mutação que hoje, por exemplo, o frango de corte sofreu. Então vai ajudar não só aos criadores de raça pura, mas a própria avicultura comercial que existe”, disse Mário Salviato.
FONTE: G1
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: