Domingo, 22 de Julho de 2018
Cursos e Eventos
Aprosoja leva palestra sobre Seguro Rural a Rondonópolis
19/10/2016
“Seguro Rural” é o tema da palestra que o gerente de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Frederico Azevedo, ministra hoje à tarde em Rondonópolis. Na plateia, agricultores que compõem o Grupo de Análise de Resultados Agropecuários (Grupo Guará), que completa 20 anos de existência no ano que vem.

“A ideia é divulgar como funciona o seguro rural, como se calcula os valores de indenização e quais são as regras, para que os produtores possam avaliar se é uma opção viável para eles”, explica Azevedo. Um dos objetivos da comissão de Política Agrícola da Aprosoja é garantir junto a mercado e a governos alternativas reais de garantia para a sojicultura de Mato Grosso.

Formado por nove associados da Aprosoja que plantam aproximadamente 250 mil hectares, o Grupo Guará tem como um dos diferenciais o foco dado à gestão rural. “É um ótimo exemplo sobre como usar a metodologia argentina dos grupos de discussão”, observa o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

A cada ciclo, os participantes do grupo abrem suas propriedades para os demais colegas e apresentam informações agronômicas, econômicas e financeiras. É da comparação entre as propriedades que surgem as tomadas de decisão que têm colocado os membros do grupo na elite da agricultura estadual.

Com o radar sempre aberto a novidades e tendências que podem resultar em bons resultados no campo, parece ter chegado a vez agora do seguro rural. “Meu papel é apresentar as regras do jogo, mas a decisão é dos associados, pois cada produtor sabe dos riscos de seu negócio”, pondera o gerente de Política Agrícola.

Além de soja, os membros do grupo Guará também produzem milho, algodão, milheto e sorgo, investindo ainda na pecuária de corte.
FONTE: Aprosoja
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: