Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018
Safra
Plantio da soja segue mais adiantado que a média histórica
18/10/2016
O plantio da soja no Brasil na temporada 2016/2017 segue em ritmo acelerado. Na semana encerrada em 14 de outubro, a semeadura da oleaginosa chegou a 17,3% no país, ou seja, 5,9 milhões de hectares fora plantados, dos 34,1 milhões de hectares estimados para o ano, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado.

A média histórica brasileira para o período é de 11,7%. No ano passado, no mesmo período o Brasil semeou 11,2% da área total.

O estado mais avançado até o momento é o Paraná, com 38% da área total estimada de 5,4 milhões de hectares. Na média histórica os paranaenses cultivam 29%, e no ano passado plantou 34%.

Na sequencia vem o Mato Grosso, com 31% dos 9,3 milhões de hectares previstos para 2016/2017. Historicamente, o estado planta, até 14 de outubro, 17,4%%. No ano passado, a média para o período foi de 13%.

No Mato Grosso do Sul o plantio da safra 2016/2017 chegou a 20%, da área de 2,5 milhões de hectares, ante os 17,6% da média histórica e os 22% do ano passado.

Em Goiás, o plantio chegou a 8% dos 3,3 milhões de hectares estimados para a safra. A média histórica do estado, para o período, é de 4,7% e no ano passado foi de 3%.

Santa Catarina, que semeou 4% da área de 639 mil hectares, mesmo montante da média histórica e menor que os 10% do ano passado.

Minas Gerais também iniciou sua safra e chegou até o momento com uma área plantada de 4%, ante os 2,3% da média histórica.



Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.
FONTE: Daniel Popov, Projeto Soja Brasil
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: