Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018
Saúde e Bem-estar Animal
Por um mundo livre de gaiolas e com bem-estar animal
28/09/2016
World Animal Protection pede o fim da criação de frangos em gaiolas

A nova campanha da World Animal Protection busca o comprometimento de sete grandes redes de fast-food (KFC, Burger King, Pizza Hut, Domino’s, Starbucks, Nando’s e Subway) para que ajudem a melhorar a vida de 10 bilhões de frangos até 2020 se comprometendo a não servirem carne de frangos criados em gaiolas.

A campanha global pede por ambientes de criação com altos níveis de bem-estar animal, com mais espaço, iluminação natural, assim como elementos que possam entreter os animais e permitam a expressão de comportamentos naturais.

Em resumo, o pedido é de que as fazendas ofereçam aos frangos a oportunidade de serem frangos. Trabalhando com o público desafiaremos nos próximos anos grandes marcas de alimentos, governos e produtores a se unirem à nossa campanha e comprometerem-se com a melhoria de vida desses animais.

Acesse a petição aqui: protecaoanimalmundial.org.br/frangos


Uma indústria insensível
Frangos são os animais mais criados pela indústria em todo o do planeta – são 60 bilhões de todo os anos. Desses, 40 bilhões crescem em fazendas industriais com baixos níveis de bem-estar animal.

Os frangos modernos são selecionados geneticamente para crescer tão rápido que suas pernas, corações e pulmões, muitas vezes, precisam se esforçar para acompanhar o ritmo. Enfermidades nas pernas e ossos, problemas respiratórios e estresse são comuns. Não há luz natural, nem áreas nas quais possam se empoleirar, e eles não conseguem se movimentar muito..

Essas condições têm um custo enorme para o bem-estar dos frangos.

A criação em gaiolas está proibida na União Europeia e ainda não está em uso no Brasil - mas o sistema já está sendo oferecido aos produtores. Além disso, muitos países ao redor do mundo utilizam essas gaiolas ou importam carne de frangos que foram criados nelas.

Os fabricantes do sistema de gaiolas alegam que ele oferece condições mais higiênicas para os animais – seus dejetos caem através de uma tela e são recolhidos de forma automatizada. Porém, essas condições também podem ser alcançadas em criações convencionais onde não há superlotação, e que oferecem aos frangos uma boa cama (o material sobre o qual eles caminham) e um ambiente agradável, com iluminação natural e enriquecimento, que estimulam os animais a se movimentarem.

Nova pesquisa com consumidores
A World Animal Protection irá revelar os resultados de uma pesquisa global com 12 mil consumidores para saber se eles comprariam frango de marcas de fast-food se eles soubessem que o alimento em seu prato tivesse sofrido problemas sérios de saúde.

O que dizem nossos especialistas
“É possível encontrar um ponto de equilíbrio entre uma produção ética que tem como foco principal o bem-estar dos animais e que seja economicamente viável para milhares de famílias que sobrevivem desta atividade no nosso país. Fornecendo recursos indispensáveis aos animais como: densidades adequadas, luz natural, e atividades lúdicas, as empresas deveriam proporcionar um ambiente rico e interativo, no qual os frangos tenham vidas que valham a pena ser vividas.” (Paola Rueda, coordenadora de bem-estar animal da World Animal Protection Brasil).

Fatos sobre os frangos
Aproximadamente 2 mil frangos são abatidos por segundo em todo o mundo.

Frangos brasileiros alcançam 2,5kg em 39-41 dias (com um crescimento menos intensivo, os frangos demorariam ao menos 30% mais tempo para alcançar esse peso).

A World Animal Protection investigou o sistema de criação de frangos em gaiola em todo o mundo.
FONTE: Foco Rural com informações de assessoria
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: