Terça-Feira, 19 de Junho de 2018
Saúde e Bem-estar Animal
RS terá treinamento de emergência em febre aftosa
21/09/2016
Começa amanhã (22) em Santana do Livramento (RS), o treinamento de emergência sanitária em febre aftosa. A capacitação, realizada pela Secretaria da Agricultura, tem como objetivo levar conhecimentos teóricos e práticos sobre ações necessárias em casos de constatação da doença, bem como fortalecer medidas de prevenção à entrada da enfermidade. Mais de 80 técnicos do serviço veterinário oficial vão participar da atividade, que vai até o dia 29.

Na parte teórica, os participantes vão acompanhar dez palestras sobre diversos temas como investigação de surto, processamento de dados e relacionamento de equipes. Já no segmento prático, realizado em propriedades da região, serão realizadas simulações a campo. Os técnicos vão realizar todos os procedimentos de atendimento de notificação de suspeita, coleta de material para exame, rastreamento dos focos e até a realização de barreiras sanitárias, tudo como se fosse um caso real.

Conforme a coordenadora do Programa de Combate a Febre Aftosa no Rio Grande do Sul, Grazziane Rigon, o simulado “também tem como objetivo testar a capacidade de resposta do serviço veterinário oficial do Estado frente à ocorrência de uma emergência sanitária em febre aftosa”. Ela explica também que um curto tempo de resposta nas ações é fundamental para garantir um desfecho rápido em caso de registro da doença.

O treinamento, que tem apoio financeiro do Fundesa, vai contar com observadores do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa) e da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A atividade é uma meta prevista no convênio entre Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura do RS. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, afirma que a capacitação é uma importante ferramenta para o avanço de status sanitário. “Um serviço oficial pronto para ações de emergência e atuante em vigilância sanitária é um grande passo para que o Rio Grande do Sul continue evoluindo na sanidade animal”, completa.
FONTE: Foco Rural com informações de assessoria
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: