Domingo, 21 de Janeiro de 2018
Curiosidades
Cachaça: maior símbolo da brasilidade completa 500 anos de história
09/09/2016
Da senzala para a casa grande. Foi graças à criatividade e ousadia dos escravos que é possível saborear a mais brasileira de todas as bebidas

Um grande motivo de orgulho para a nação. Surgida praticamente junto com o país, a cachaça, uma das mais belas e históricas expressões da cultura brasileira, está completando 500 anos em 2016. No início, a cachaça era bebida de animais e escravos, mas aos poucos deixou a senzala e entrou na casa grande para nunca mais sair. A partir daí, ganhou espaço nas bodegas e nos salões. Em tempos atuais, está consagrada como brasileiríssima e é apreciada em diversos cantos do mundo, passando por um momento de ascensão no segmento premium de bebidas, já que os consumidores estão cada vez mais interessados na qualidade e buscam novas experiências sensoriais.

A história de sucesso começou com o aprimoramento da produção no século XVII, quando passou a conquistar admiradores a ter importância econômica e valor de moeda corrente. Atingiu o ápice do prestígio no século XIX, quando se transformou em símbolo da brasilidade. Deixar de bebê-la era considerado uma atitude antipatriótica, pois o Brasil vivia o período das lutas da Independência.

A cachaça é produzida do caldo de cana fresco (garapa) o que resulta em uma composição química própria e traz distintas propriedades sensoriais. Ao cozinhar o caldo da cana, as substâncias presentes no produto, como os aldeídos, ésteres e o álcool superior, são alterados, modificando o sabor sensorial da bebida no paladar.

Mercado da cachaça
Segundo dados divulgados pela ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas – a cachaça tem apresentado crescimento no mercado internacional, sendo o terceiro maior destilado do mundo. A bebida também ocupa posição de destaque no mercado nacional, no qual o volume corresponde a 50% no segmento de destilados. É o segundo maior mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, atrás apenas da cerveja.

O faturamento do setor alcançou R$5,95 bilhões em 2013, quando foram produzidos 511,54 milhões de litros da bebida, de acordo com o Sistema de Controle da Produção de Bebidas da Receita Federal – SICOBE, responsável por controlar a produção das principais empresas formais do setor.

De acordo com o Instituto Brasileiro da cachaça – IBRAC, são 40 mil produtores e 4 mil marcas de cachaça no mercado nacional. O IBRAC estima que a capacidade instalada no Brasil é de 1,2 bilhões de litros/ano.
FONTE: Foco Rural com informações de assessoria
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: