Domingo, 24 de Junho de 2018
Sucroenergético
O futuro dos canaviais e do uso da terra: destino do agronegócio está conectado à cana-de-açúcar
08/09/2016
Com um crescimento de 35% no período entre 2008 e 2014, a área plantada de cana-de-açúcar no Brasil ocupa cerca de 9 milhões de hectares, ou 14% de toda a terra destinada à agricultura no país. Mas o futuro de todo esse cultivo ainda é incerto.

O etanol segue à mercê de políticas públicas e o preço do açúcar nas alturas é só um momento do mercado na busca pelo equilíbrio entre produção e consumo.

A ampliação ou redução da cana no terreno brasileiro depende do desenrolar da crise vivida pelo setor nos últimos anos, de fatores de mercado externos e da pressão exercida pela pecuária e por outras culturas.

Sem se limitar ao curto prazo, um estudo avaliou diferentes cenários para apontar perspectivas sobre o futuro da cana-de-açúcar. E, como não poderia deixar de ser, do agronegócio brasileiro como um todo.

O resultado são as possibilidades de mudanças no uso da terra no país e por qual áreas a cana avançaria. “O foco está nos determinantes econômicos para o uso da terra com propósitos agrícolas. O objetivo ainda incorpora a dinâmica dos cultivos e da criação de gado que causam conversão do pasto em área cultivada”.
FONTE: Nova Cana
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: