Sábado, 21 de Abril de 2018
Editorial
A diversidade no campo que a agricultura familiar proporciona
09/06/2016
O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja. Além disso, lidera o ranking das vendas externas do “complexo soja” (farelo, óleo e grão).

O aumento da produtividade está relacionado com o avanço tecnológico, mecanização do campo, bem como da utilização de novos insumos e acompanhamento técnico nas propriedades por institutos de pesquisa e assistência especializada.

Contando com total de 5,204 milhões de imóveis rurais (IBGE/2006), a agricultura familiar no Brasil – composta por médias e pequenas propriedades – representa 85,2% dessas áreas, contribuindo assim para o sucesso brasileiro.

Por outro lado, as grandes propriedades tomam conta e dominam o mercado enfraquecendo e desvalorizando as pequenas e médias propriedades onde muitas famílias se veem forçados a vender suas terras e procurar novos horizontes, e as propriedades que não são possíveis de mecanização acabam ficando cada vez mais com dificuldades e com isto empobrecendo a sua população que têm suas propriedades desvalorizadas.

Nesse sentido, a diversificação de áreas e fontes de renda pelas famílias agricultoras deve ser vista como uma alternativa criativa e estratégica para a permanência das pessoas no campo frente às atividades agrícolas e desenvolvimento econômico regional.
FONTE: Ralph Wagner Marek
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: