Segunda-Feira, 23 de Julho de 2018
Curiosidades
Comerciante confia no sistema de autoatendimento e na honestidade de seus clientes
25/02/2016
Foto: Reprodução/TVCA
O modelo de autosserviço (ou autoatendimento) em países desenvolvidos, como EUA e Alemanha, ou até mesmo em países economicamente mais pobres da Europa – Portugal -, tem ganhado força e adeptos. Supermercados, lojas de conveniências, postos de gasolina e transporte não há pessoas cobrando pela utilização ou compra de bens e serviços. O pagamento é realizado voluntariamente.

Apesar dessa liberdade, os locais são monitorados por mecanismos de segurança, avisos contra fraude ou guardas em circulação. O risco de ser flagrado, pagar um alto valor em multa e a vergonha, faz dos cidadãos serem honestos.

Pensando nesse modelo de negócio, um pequeno comerciante na cidade de Tangará da Serra, Mato Grosso, instalou banca de autoatendimento onde o cliente escolhe produto, deixa o dinheiro em uma caixa e leva a sua compra, sem nenhum atendente ou fiscalização no local.

“Lá nos Estados Unidos eu presenciei esse tipo de comércio viveirista, mais ou menos o mesmo trabalho direcionado que estou fazendo aqui”, explica Luiz Nascimento. Essa curiosidade de implantar aqui despertou o interesse e o comerciante achou muito importante pra sociedade.

Em uma barraca improvisada no centro da cidade, os clientes podem entrar no viveiro do comerciante, escolher os produtos frescos e livres de agroquímicos, retirar e até pesar as verduras. Com preço único de R$ 3,00 (o quilo ou pacote), o cliente deposita o dinheiro em uma caixinha.

Em reportagem ao G1 do Mato Grosso (24/02/2016), o comerciante afirma que “a sociedade nossa merece também confiança, tanto quanto nos Estados Unidos, que esse tipo de comércio já funciona. Ninguém arrebentou a gavetinha até hoje”.

Luiz garante que os clientes pagam pelo que compram e nega ter sofrido roubos no local e comenta que só vai ao local para repor o estoque e manter os produtos sempre frescos. “Todo esse material que a gente produz aqui vamos colocar na barraquinha para vender”, finaliza.
FONTE: Assessoria de Imprensa
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: