Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Editorial
Segurança no campo
10/02/2015
Produtores rurais, principalmente os pequenos e médios que compõem a agricultura familiar, estão sendo alvo de ações trabalhistas e multas oriundas das fiscalizações que vem acontecendo frequentemente no campo.

As medidas de proteção e prevenção de acidentes e doenças no meio rural são as mesmas recomendadas para as diversas áreas, seja industrial ou comercial, contemplando a inspeção no ambiente de trabalho, análise e cumprimento de normas técnicas e capacitação dos trabalhadores.

O trabalho rural apresenta riscos ocupacionais com gravidade variável e muitos são os casos de acidentes e doenças adquiridas no campo. O direito à saúde e a segurança são garantias que todos nós devemos ter.

Por outro lado, muitos agricultores não conseguem atender a legislação e se adequarem às normas, como por exemplo, a instalação de banheiros químicos, refeitórios e alojamentos nas proximidades dos locais de trabalho.

Há uma diferença a ser reconhecida: agronegócio e agricultura familiar. A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.

É preciso minimizar o impacto sobre o agricultor, principalmente o pequeno e médio, para que haja uma flexibilização nas leis trabalhistas e de fato o real cumprimento legal, visando acima de tudo a saúde e proteção das pessoas.

Pensar na Segurança do Trabalho como um fator estratégico é fundamental para o sucesso da propriedade, pois a Gestão em Segurança do Trabalho influencia diretamente no desempenho e na produtividade do setor.

_____
Ralph Wagner Marek
Engº de Segurança do Trabalho
Engº de Produção Agroindustrial
CREA-PR 99617/D
FONTE: Editorial
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: