Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018
Entrevistas
Soja plantio antecipado
11/04/2014
Integrado melhoramento genético
Com a necessidade de mais alimentos, a agricultura vem evoluindo e apresentando significativos avanços tecnológicos. O Integrado Melhoramento Genético apresenta novos cultivares aos produtores de soja, visando maior produtividade através do melhor aproveitamento da área cultivada.

Para atender o avanço tecnológico do Integrado Melhoramento Genético, o Informativo Foco Rural conversou com Prof. Dr. Lucas Silvério, melhorista genético responsável pelo programa.

IFR: Como o Integrado Melhoramento Genético busca o melhor aproveitamento da área cultivada?
IMG: Uma das maneiras para que se possa aproveitar melhor a área já cultivada é fazer com que a mesma, durante o ano todo, possa ter mais plantios. Desta maneira o nosso departamento técnico desenvolveu variedades que antecipam o plantio da soja para o mês de setembro – com a antecipação da colheita, libera-se a área mais cedo para o próximo plantio, seja milho safrinha, trigo, feijão ou outra cultura, de acordo com a região.

IFR: Quais as principais características das novas variedades?
IMG: Com um programa de pesquisa iniciado há 11 anos, atualmente contando com três estações experimentais e cultivares testadas em mais de trinta localidades, obtivemos cultivares com ampla adaptabilidade, para diferentes tipos de solos e regiões. No programa INT Melhoramento Genético nos preocupamos muito com a arquitetura da planta, visando o aproveitamento máximo da incidência de luz e um bom enraizamento. Essas qualidades fazem a planta aproveitar mais os nutrientes e o controle de pragas e doenças é mais eficiente.

IFR: O que é levado em conta quando se desenvolve uma variedade de cultivares?
IMG: Consideramos a estabilidade produtiva frente aos diversos tipos de clima e solo, priorizando a semeadura antecipada.

IFR: Como o produtor rural pode ter acesso a estes novos cultivares?
IMG: O produtor rural pode encontrar nossos cultivares nas cooperativas, distribuidoras e revendas de insumos. O produtor ainda pode saber mais detalhes pelos sites: www.sementesint.com.br e www.sementesmourao.com.br ou pelos telefones (44) 9859-0808 (Marcelo) e (44) 3524-4027 (Genivaldo).

Para o produtor obter uma excelente produção e boa lucratividade ao final de cada safra, a qualidade da semente é um fator importantíssimo e o custo da semente, em geral, significa somente 5% a 8% do custo total de uma cultura de grãos.
FONTE: Assessoria de imprensa - Informativo Foco Rural
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: