Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019
Hortifruti
A bergamota com cabinho dura mais?
29/05/2019
Confira a explicação técnica do engenheiro agrônomo do Sistema de Produção Vegetal da Emater
A conservação da bergamota é menor com o ramo, pois as folhas secam e desidratam a fruta. A fruta sem cabinho não significa falta de frescor. Nos países com citricultura de mesa mais avançada, como Espanha e Uruguai, por exemplo, não há comercialização com o ramo.

Além disso, norma do Ministério da Agricultura proíbe o transporte interestadual de citros com cabo, pois favorece a incidência da doença da pinta preta, que causa danos ao alimento. Por essa razão, a Câmara de Citricultura do Vale do Caí fez uma proposição à Secretaria da Agricultura para proibir o trânsito dentro do Rio Grande do Sul de citros com ramo.

Nos pomares, a colheita deve ser feita com tesoura, com corte rente à fruta, sem romper a casca. Caso o consumidor adquira a fruta com cabinho, deve adotar o mesmo tipo de corte, sem machucá-la. Outra dica de conservação é guardar as bergamotas ensacadas dentro da geladeira, pois para resfriar, o equipamento retira a umidade, o que desidrata os alimentos.

Por outro lado, o ramo com as folhas verdes é indicador de que a bergamota foi recém colhida. Se tiver folhas caídas ou amareladas, significa que tem mais tempo de prateleira. Mas manter o cabo é resquício do tempo em que as vendas eram basicamente em feiras, e a colheita mais artesanal.
FONTE: Gaúcha ZH
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: