Domingo, 26 de Maio de 2019
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Inoculantes podem não estar fazendo muito pelo solo
06/05/2019
Se o agricultor investiu milhares nos inoculantes, pode ter sido um desperdício de dinheiro.
Um pesquisador da University of British Columbia (UBC), no Reino Unido, está usando seu último estudo para questionar se os aditivos do solo valem a pena e afirmou que os inoculantes podem não estar fazendo muito pelo solo. O estudo, no qual participaram pesquisadores da Agricultura e Agroalimentar do Canadá, foi publicado recentemente na Science of The Total Environment.

"Existem muitas empresas que produzem micróbios e estão pressionando os agricultores para que façam parte de uma revolução verde", diz Hart. "Esses produtos são considerados mais respeitosos com o meio ambiente do que fertilizantes e pesticidas, mas não há evidências de que eles estejam funcionando ou que possam até mesmo se estabelecer ou crescer no solo", completa.

Os fungos micorrízicos arbusculares (MA) vivem dentro e ao redor das raízes das plantas, ajudando as plantas a absorver nutrientes. Hart explica que muitos agricultores usam cogumelos MA produzidos comercialmente para melhorar a qualidade do solo e aumentar os rendimentos. No entanto, após o estudo, ele diz que ainda há poucas evidências de que os inoculantes funcionem.

"É muito difícil determinar se os micróbios se estabeleceram no solo. O que mostramos é que muitas vezes eles não se estabeleceram. E mesmo quando eles fizeram, não houve diferenças no rendimento das culturas. Biofertilizantes foram vendidos por décadas e é uma indústria no valor de milhões de dólares. Uma conclusão importante deste estudo é que parece não haver efeito sobre as culturas. Se o agricultor investiu milhares nos inoculantes, pode ter sido um desperdício de dinheiro”, indica.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: