Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2019
Agricultura
Centro-Oeste e Nordeste produzirão menos soja nesta safra, diz Conab
12/12/2018
Segundo novo levantamento realizado pela entidade, as duas regiões que respondem por mais da metade da produção nacional irão colher 2,5% a menos que a temporada anterior.

O terceiro levantamento da safra 2018/2019 de soja divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que o Brasil deve produzir 120,1 milhões de toneladas, 0,7% a mais que a anterior. Entretanto, duas importantes regiões não devem elevar a produção quando comparados a 2017: Centro-Oeste e Nordeste devem colher quase 2,5% a menos.

As duas regiões são responsáveis por mais da metade da soja produzida no Brasil, que nesta safra deve totalizar 64,2 milhões de toneladas. Isso representa nada mais nada menos que 53,4% do total nacional. Só que no ano anterior Centro-Oeste e Nordeste produziram juntos 65,7 milhões de toneladas.

Na principal região produtora do país, o Centro-Oeste, o incremento na área plantada cresceu 2,6% em relação ao exercício anterior, ultrapassando os 16 milhões de hectares semeados. Mas a produção deve encolher 0,9%, chegando a 53,4 milhões de toneladas. Em Mato Grosso, maior estado produtor do país, a área cresceu 1,6% chegando a 9,6 milhões de hectares e a produção deve encolher 0,4%, para 31,1 milhões de hectares.

“A continuidade do regime climático tem favorecido o desenvolvimento das lavouras, avaliadas entre bom e ótimo, e o desenvolvimento vegetativo predomina, ainda que cerca de 30% já se encontre em floração. Em determinadas regiões existe o receio sobre a ocorrência de luminosidade insuficiente para a cultura, caso persista o tempo nublado e com pouco sol. A situação ainda é restrita a algumas regiões do estado e não foi suficiente para afetar o desenvolvimento das lavouras”, diz a entidade.

Já a redução da produção no Nordeste será bem maior, em torno de 9,5%, chegando a 10,7 milhões de toneladas, contra os 11,8 milhões de 2017/2018. Essa queda se dá pela redução na produtividade esperada, que a entidade estima cair em 10,7%, compensando inclusive o incremento de 1,4% na área plantada.
FONTE: Soja Brasil
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: