Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019
Pesquisa e Desenvolvimento
Pesquisadores estudam melhorar culturas através de gramíneas
23/11/2018
"Plantas que sobrevivem transmitem estes genes de resistência para as gerações seguintes".

Pesquisadores da Cornell University e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) iniciaram um projeto de pesquisa para estudar as informações genéticas de mais de 700 espécies de ervas e de gramíneas. De acordo com os cientistas, o intuito é encontrar recursos que consideram valiosos para desenvolver variedades mais produtivas de milho e sorgo resistente a condições climáticas extremas que são causadas pelo aquecimento global e outras mudanças climáticas.

Os pesquisadores vão estudar a família de plantas Andropogonae, que inclui milho, sorgo e cana-de-açúcar, que são culturas bastante comuns em todo o mundo e movimentam a economia agrícola dos países. O objetivo é extrair genes de espécies herbáceas que estão intimamente relacionadas a essas principais culturas, cobrindo aproximadamente 1.500 milhões de anos de história evolutiva.

Os pesquisadores planejam identificar pares de bases funcionalmente importantes nos genomas que podem sofrer mutação em milho e sorgo. O principal autor do estudo, Ed Buckler, pesquisador geneticista do USDA diz que, na natureza cada vez mais é importante criar novidades enfrentar diferentes condições climáticas e ambientais, plantas que sobrevivem transmitem estes genes de resistência para as gerações seguintes daí a importância do estudo dessas espécies.

"À medida que tentamos produzir culturas mais adaptadas às mudanças climáticas, podemos agora aproveitar essa enorme quantidade de tempo evolutivo e história genética que não conseguimos identificar apenas analisando uma espécie", explica.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: