Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2019
Pesquisa e Desenvolvimento
“Todos somos transgênicos”, diz pesquisador
19/11/2018
O pesquisador José Pío Beltrán Porter, do Conselho Superior de Investigações Científicas, da Espanha, criticou a União Europeia dizendo que “se falamos de mistura genética, somos todos transgênicos”. A afirmação se deu pelo fato de que o continente Europeu acabou classificando todo o tipo de modificação genética como transgenia.

De acordo com ele, o plantio deste tipo de culturas já acumula mais de duas décadas de experiência. Atualmente, a superfície de culturas transgênicas que são cultivadas no mundo “seria equivalente a um campo que era quatro vezes o tamanho da Espanha”. “Os transgênicos são uma questão controversa na União Europeia, embora na Espanha eles sejam menos, aqui temos muitos hectares de milho Bt, a única colheita permitida”, disse.

“Desde o início, os grupos sociais que se opuseram deram dois argumentos, o suposto perigo para a saúde dos consumidores e os riscos potenciais para o meio ambiente”. No entanto, “22 anos depois, não há um único dado científico, segundo a Organização Mundial de Saúde, que o consumo de OGMs possa representar um risco para a saúde”.

No que diz respeito aos riscos ambientais, “eles são os mesmos que a agricultura tradicional, que quase por definição ataca o meio ambiente, porque na terra cultivada a biodiversidade é eliminada e, se isso não for feito, os rendimentos seriam muito escassos”.

Além disso, ele explica que existe um terceiro elemento de crítica, que é político, social e econômico. “As culturas GM estão associadas a grandes multinacionais e argumenta-se que seus benefícios não atingem os consumidores. O que não é veradade”, conclui.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: