Sábado, 17 de Novembro de 2018
Pecuária
Cresce resistência de carrapatos bovinos à pesticidas
06/11/2018
Um estudo do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) feito em parceria com o Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que os carrapatos bovinos aumentaram sua resistência em relação ao uso de ivermectina, principal ativo usado no combate às infestações.

O controle do carrapato bovino é feito por meio da aplicação de pesticidas, o que conduz, invariavelmente, a seleção de linhagens resistentes. Hoje, no Brasil, o carrapato bovino apresenta resistência, em maior ou menor grau, a todos os pesticidas comerciais empregados no controle da praga.

De acordo com um dos pesquisadores envolvidos nesse estudo, Guilherme Klafke, a resistência aos pesticidas, incluindo os carrapaticidas e inseticidas, é uma resposta evolutiva do agente que se quer controlar - carrapatos ou insetos - contra sua eliminação.

Guilherme aponta, ainda, que o manejo da resistência aos carrapaticidas depende de um diagnóstico da situação, ou seja, é preciso saber quais são os produtos que os carrapatos já desenvolveram resistência, assim evitar o seu uso.

O especialista explica que, para diagnosticar a resistência, o produtor conta com exames laboratoriais, conhecidos popularmente como "biocarrapaticidogramas" que são realizados por alguns laboratórios de referência no Brasil, incluindo o próprio IPVDF.

"Uma vez que se sabe quais são os produtos mais eficazes, se monta a estratégia de controle para minimizar o uso de aplicações de produtos, favorecendo uma seleção mais lenta da resistência", afirmou.
FONTE: Uagro
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: