Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Pesquisa e Desenvolvimento
Plantas são capazes de gerenciar crescimento
11/09/2018
"O sistema é dirigido por uma proteína encontrada em plantas, animais e fungos, chamada CLASP".
Pesquisadores descobriram um sistema interno de mensagens que as plantas utilizam para gerenciar o crescimento e a divisão de suas células. Segundo eles, esses processos de gerenciamento do crescimento são fundamentais para todos os organismos, porque sem eles as células podem proliferar fora de controle, assim como acontece em cânceres e infecções bacterianas.

De acordo com o professor de botânica Geoffrey Wasteneys ,o sistema é dirigido por uma proteína encontrada em plantas, animais e fungos, chamada CLASP. O estudo mostrou que a proteína desempenha um papel essencial no crescimento e divisão celular, coordenando a montagem dos filamentos dentro das células.

No entanto, um fato que surpreendeu os pesquisadores foi que limitar o crescimento através da exposição ao brassinoesteróide simplesmente encerra a divisão celular. Em uma reviravolta surpresa, os pesquisadores descobriram que o CLASP previne a degradação dos receptores brassinoesteróides, portanto, quando o CLASP é escasso, o brassinoesteróide se torna menos efetivo.

"Você pode compará-lo ao ciclo de feedback predador-presa. Sabemos que as populações de raposas despencam se consumirem excessivamente os coelhos. Na ausência de raposas, as populações de coelhos explodem, causando o colapso final de seu ecossistema. Essas descobertas são únicas porque mostram, pela primeira vez, que o CLASP está governando seu próprio destino ao sustentar diretamente a via hormonal que regula sua expressão”, explica.

Para concluir, o pesquisador afirma que “um dos objetivos do futuro é poder ter plantas inteligentes que possam sentir seu ambiente e ajustar seu desenvolvimento, de modo que produzam safras de maneira confiável sob condições cada vez mais adversas. Esse mecanismo é fundamental para isso”.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: