Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Hortifruti
Manejo de tomate em ambiente protegido na região sul
17/08/2018
O ambiente protegido controla os fatores ambientais.
A demanda mundial por alimentos é diretamente afetada pelo crescimento populacional, sendo que este fato resulta numa tendência de pesquisas que visam o melhoramento e otimização dos meios de produção de alimentos.

A cultura do tomate tem ganhado espaço no mercado mundial, já que seu produto final apresenta alto valor agregado, além de elevada produção em áreas relativamente pequenas, se comparado a outras culturas de grande importância no mercado.

Em âmbito nacional, a cultura do tomateiro é cultivada em diversos Estados.Se somadas as áreas de cultivo, apresentam produção de 4.167.629 de toneladas de tomate, cultivadas em 63.980 hectares, segundo dados do ano de 2016 coletados pelo IBGE.

O cultivo do tomate, via de regra, pode se dar de duas maneiras: a campo aberto, onde a cultura sofre influência direta do ambiente, e a segunda em ambiente protegido, também conhecido como “estufa”.

O cultivo em ambiente protegido apresenta como principal vantagem certo controle dos efeitos do ambiente sobre a cultura, onde se tem o objetivo de criar um ambiente favorável para bom desempenho das plantas, que pode influenciar beneficamente na produção final.

Cultivo em estufa
Para o sucesso da planta de tomate, as condições ambientais têm que ser favoráveis ao seu desenvolvimento, incluindo fatores como temperatura, luminosidade e umidade relativa do ar.

Na região sul do país têm-se condições em épocas do ano que impossibilitam o cultivo a campo aberto, devido à quantidade elevada de chuva, baixas temperaturas e, inclusive, em alguns casos incidência de granizo. Com a utilização do cultivo em ambiente protegido se torna possível a permanência dessas culturas na área em épocas desfavoráveis, também podendo resultar em maior produção e qualidade do produto final.

O cultivo em ambiente protegido tem como vantagem ao cultivo em campo aberto a proteção plástica, que evita o frio e a chuva que afetam negativamente a cultura, além de otimizar o uso da irrigação, uma vez que nesse tipo de ambiente tem-se menor taxa de evapotranspiração das plantas e redução nas adubações em cobertura, pois o solo apresenta umidade mais controlada (Dusi, et al 1993).

Vantagens também foram citadas por Purquerio (2006).Este autor destaca que o ambiente protegido permite o cultivo em épocas que ao campo aberto não são recomendadas para as culturas; permite o uso mais eficiente da água devido à redução das necessidades hídricas com a irrigação; melhoria no aproveitamento de nutrientes, luz solar e CO2, resultando em uma redução no ciclo da cultura (precocidade); e por fim uma redução na utilização de insumos, como fertilizantes e defensivos.

O ambiente protegido feito sob condições adequadas e um manejo correto pode resultar em produtividades superiores às observadas em campo aberto. Cermeño (1990) relata a possibilidade de produção em ambiente protegido ser duas a três vezes maior que as relatadas em campo aberto, além da qualidade superior.

Produtividade
O ambiente protegido controla os fatores ambientais.
ambientais afim de favorecer o desenvolvimento da cultura, espera-se que isso possa refletir em produtividade se comparado a um cultivo à mercê das adversidades ambientais em campo aberto.

Como exemplo da possibilidade de maior produtividade do cultivo em estufa em relação ao campo aberto têm-se os dados de Lopes (1997). Neste trabalho foi utilizada a cultivar Carmen e observou-se produtividades de 135 e 99 ton ha-1, na estufa e no campo aberto, respectivamente. Isso pode variar conforme o manejo adotado, variedade utilizada e condições adversas.
FONTE: Revista Campo e Negócios
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: