Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018
Pragas e Doenças
Você sabia que a irrigação pode auxiliar na prevenção de fungos nas plantações?
09/08/2018
Altas temperaturas, umidade elevada e pouca circulação de ar propiciam o aparecimento de fungos nas plantações. Esses organismos minúsculos são responsáveis por cerca de 70% das devastações que acometem as plantações, provocando manchas, lesões e até a podridão das raízes.

Os fungos têm sua propagação através de esporos e sobrevivem sem a presença da planta. Quando não há uma planta para a contaminação, eles se instauram no solo até sua chegada. Ao desenvolver-se sobre sementes esses agentes podem causar perda do seu poder germinativo.

O desenvolvimento de fungos causa prejuízos econômicos, pois a contaminação da doença além de prejudicar o aspecto externo da plantação, diminui o valor nutritivo dos alimentos. Os fungos ainda podem ocasionar, diretamente, a produção de toxinas que ajudam abrir caminhos para outros agentes de deterioração, como bactérias e insetos.
Como identificar?

Estar atento aos sinais dos fungos é uma das formas de intervir já nos primeiros momentos. Os mais comuns são:

-Mudança da cor do caule e das folhas;

-Alteração no formato da planta;

-Crescimento de forma irregular.

Há também outros sinais visíveis como o surgimento de pintas e manchas, a presença de um pó branco (míldio) na superfície das plantas demonstra que é necessário ficar de olho no cultivo.
Como evitar?

Para evitar que a cultura seja acometida pelos fungos é importante adubar na medida certa e fornecer a cada espécie a quantidade adequada de água e luz. Controlar a presença de insetos, lesmas e roedores também ajuda, pois eles podem transportar os esporos dos fungos.
Importância da irrigação

Para minimizar os riscos da proliferação de fungos nenhuma recomendação é tão importante do que o controle da luz e irrigação. Tendo planejado um projeto de irrigação adequado controla a reprodução desses microrganismos.

Se o solo, ar e o manejo de irrigação estão em perfeito estado, às chances da ocorrência de fungos nas plantações é significativamente menor.
FONTE: Universa
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: