Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018
Pesquisa e Desenvolvimento
Gene pode acelerar o crescimento da cana
09/08/2018
"Isso abre a possibilidade de desenvolver uma variedade que amadureça mais rápido".

Um estudo do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriu que um gene chamado ScGAI poderia acelerar o crescimento da cana-de-açúcar. De acordo com a professora Anete Pereira de Souza, do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia (IB) e responsável por outras pesquisas envolvendo a cana, descobertas desse tipo abrem portas para novas técnicas de melhoramento genético da cana.

“Como não existe ainda o genoma da cana completamente sequenciado, procuramos estratégias que nos possibilitassem conseguir sequências de genes de importância para o melhoramento da planta e, no caso, escolhemos aqueles responsáveis pela produção de açúcar, os mais importantes do ponto de vista econômico”, explica.

Segundo Marcelo Menossi, professor da Unicamp, o desenvolvimento desse gene fez a cana crescer mais rápido do que o normal. Além disso, ele garante que é possível acelerar todos os processos, como amadurecimento e produção de açúcar.

"A cana da qual alteramos a expressão do gene ScGAI se desenvolveu muito mais rapidamente. Isso abre a perspectiva de desenvolver uma variedade de cana-energia que amadureça mais rápido e aumente a produção de biomassa por unidade de tempo”, fala.

No entanto, os testes só foram feitos em laboratório, mas o professor garante que o próximo passo será levar o experimento para o campo. "O próximo passo da pesquisa será a realização de testes de campo para ver se podemos obter os mesmos resultados que tivemos na universidade”, conclui.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: