Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018
Hortifruti
Maçã com polpa vermelha tem grande potencial para conquistar os consumidores
02/08/2018
Os membros do consórcio IFORED Montague (Austrália), UNIFRUTTI (Chile), Mono Azul (Argentina) e Dutoit (África do Sul) desenvolveram novas variedades de maçã com polpa vermelha (variando da rosa ao vermelho escuro), desenvolvido no âmbito do projeto Kissabel®.

Atualmente, a produção de maçã com polpa vermelha está em fase de teste no hemisfério sul e se espera realizar a primeira colheita comercial nos próximos três anos. As novas maçãs com polpa vermelha desenvolvida pela IFORED têm um aspecto inovador e excelente sabor. Portanto tem boas perspectivas para conquistar os consumidores.

O chefe do Planejamento de Produção da Unifrutti, Riccardo Gatti, afirmou: “aprendemos sobre maçãs vermelhas em 2011, quando fomos convidados a participar do Projeto IFORED para criar um tipo único de fruta, claramente distinto de todos os outros desenvolvimentos genéticos. Nosso primeiro desafio foi encontrar a área de crescimento correta para obter uma cor vermelha interna brilhante. Hoje, depois de várias temporadas de avaliações, selecionamos o hemisfério sul produtor de maçã com polpa vermelha.”

Gatti acrescentou que, “teremos a oportunidade de fazer os primeiros testes comerciais e testes de armazenamento a partir do verão de 2020. Com o lançamento anual de novas seleções, esperamos melhorar ainda mais a qualidade e o armazenamento da fruta”.

Na Austrália, a produção de maça com polpa vermelha está localizada em Taggerty (sul de Victoria) e Legana (norte da Tasmânia). O gerente geral da Montague Fresh, Rowan Little salientou que as condições de crescimento no sul da Austrália durante o verão eram muito quentes e secas, então o resultado em toda a categoria de maçãs foi fruto com alto teor de açúcar natural. “Este também foi o caso da fruta Kissabel®, que mostrou níveis de brix até 17. No sul de Victoria, as variedades com melhor rendimento exibiram uma grande cor vermelha e um sabor agridoce com muitos tons de frutos silvestres. No norte da Tasmânia, tivemos maçãs com polpa firme e doce, com sabor equilibrado.”

Rowan Little acrescentou que, inicialmente, a fruta produzida irá para o mercado doméstico australiano, “no entanto, os mercados asiáticos e o Norte também serão um foco. Estamos entusiasmados com o potencial da gama Kissabel no mercado. O interesse dos consumidores australianos nas novas marcas de fruta é forte e a gama Kissabel representa uma grande divergência em relação às outras variedades de maçã disponíveis.”

Enquanto isso, a gerente de desenvolvimento de produtos do Dutoit Group, Tanith Freeman, explicou que a nova variedade superou a pior seca em mais de cem anos no Western Cape. “Eles conseguiram produzir bons frutos com uma boa coloração de polpa vermelha. Estamos empolgados em combinar a variação genética no programa com o microclima certo para produzir a melhor qualidade dos frutos”.

Além dos países do hemisfério sul, a América do Norte também está tomando medidas para comercializar maçãs vermelhas. The Next Big Thing, parceiro da IFORED nos EUA e no Canadá destacou a Kissabel® de pele e polpa vermelha e planeja avançar com a comercialização para finalmente entrar no mercado norte-americano. Afirmam que “o fruto que foi produzido em nossos pomares excedeu as expectativas sobre sabor, textura e cor vermelha interna”.
FONTE: Desenvolvimento Rural
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: