Sábado, 17 de Novembro de 2018
Pecuária
Cientistas priorizam melhoramento de forrageiras
02/08/2018
Com o objetivo de desenvolver inovações tecnológicas para recuperação de pastagens degradadas na Amazônia brasileira, esse projeto envolve todas as unidades da Embrapa na região Norte, além de outras unidades da região Centro-Oeste.

Como resultado, espera-se que sejam disponibilizadas soluções tecnológicas que envolvam métodos de plantio de forrageiras, com plantio direto, consórcio de forrageiras com culturas anuais, e alternativas para driblar problemas como infestação de plantas daninhas, de insetos-pragas e da baixa fertilidade do solo. Além disso, será feito um grande esforço para organizar a informação produzida sobre o tema nos últimos 40 anos na região.

A degradação de pastagens cultivadas é considerada o maior problema da atividade pecuária no Brasil, atinge uma área de cerca de 70 milhões de hectares nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. A recuperação de pastagens degradadas tem sido apontada como a principal ação de modernização da pecuária bovina na Amazônia, porque permite a reutilização das áreas já desmatadas e que atualmente se encontram abandonadas ou subutilizadas, e dessa forma, promove ganhos de produtividade, reduz desmatamentos, aumenta o sequestro de carbono no solo, diminuí as emissões de gases de efeito estufa e torna a atividade mais sustentável.

O momento atual é muito oportuno para a recuperação desse enorme passivo de pastagens improdutivas e degradadas da Amazônia, devido aos diversos programas governamentais que estão em andamento (Mais Alimentos, Programa ABC, FNO, etc.) que estão proporcionando as condições necessárias para apoiar os investimentos em recuperação de pastagens degradadas na Amazônia, com financiamentos com taxas de juros reduzidas e maiores prazos para amortização.
FONTE: Embrapa
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: