Sábado, 17 de Novembro de 2018
Clima
Seca ameaça lavouras de batata-doce, quiabo e abóbora paulistinha no Noroeste de SP
23/07/2018
Longo período de estiagem já fez produção cair pela metade em algumas plantações.

Rogério Navachi começou a apostar na produção de batata-doce há cerca de dois anos. Ele e o irmão têm um sítio em Piacatu (SP) e colhem em média duas mil caixas por semana.

A batata-doce é vista como uma cultura de baixo custo, além de ser rústica e exigir pouca mão de obra. Mesmo sendo resistente, a batata-doce sofre com a seca. Já faz tempo que o pluviômetro instalado no sítio não registra uma gota de água sequer.

Sem umidade no solo, as raízes estão menores e apresentam entrenós. A qualidade diminuiu na maior parte da lavoura e a situação só não está pior porque parte da área conta com irrigação. Rogério diz que foi a única saída, mas que acaba aumentando os custos.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru (SP), no mês de junho não foi registrado nem um milímetro de chuva na região. Dailton Bigote, técnico agrícola da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), diz que o período de seca é normal, mas não em um intervalo tão longo como o deste ano.

No município de Gabriel Monteiro (SP), a falta de chuva também afetou a plantação de quiabo. As folhas secaram e muitos frutos nem chegaram a se desenvolver.

O produtor Lucas Vendramine lembra que o quiabo não ficou lisinho no aspecto que o consumidor gosta. A estiagem também atingiu a plantação de abóbora paulistinha, que não se desenvolveu e a produção já caiu pela metade.
FONTE: G1
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: